Um dos temas mais falados nas semanas que antecederam a realização do Grande Prémio da Tailândia de MotoGP, sendo esse, recordamos, o momento limite em que os fabricantes sem Concessões (Ducati, KTM e Aprilia) tinham para homologar as especificações dos motores para as temporadas 2025 e 2026, foi qual a moto que a Ducati Corse iria escolher: a campeã Desmosedici GP24 ou a nova Desmosedici GP25?
As dúvidas adensaram-se quando os pilotos de fábrica, Marc Márquez e Francesco Bagnaia, revelaram que notaram durante os testes de pré-temporada em Sepang e Buriram que a nova moto, nomeadamente o seu motor V4, tinha algumas melhorias na performance, mas apresentava diversos pontos bastante fracos em comparação com a moto do ano anterior.
E não foi preciso esperar muito para se saber, por intermédio do diretor desportivo da Ducati Lenovo Team, Davide Tardozzi, que o diretor geral da Ducati Corse, Gigi Dall’Igna, tinha escutado os seus dois pilotos e optado por jogar pelo seguro: o motor a usar na atual temporada e em 2026 seria com a especificação de 2024.
Desta forma, julgava-se que todas as seis Ducati Desmosedici GP24 em pista estariam em igualdade de argumentos técnicos, com todas as motos a utilizarem a mesma especificação de motor. Algo que até agora nunca se tinha visto, pois, a Ducati Corse sempre colocou em pista motos de especificações diferentes, com primazia clara a ser dada às motos da equipa de fábrica, e às motos da equipa satélite com apoio mais forte de Borgo Panigale. Este ano apenas a moto de Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46).
Porém, e no rescaldo do Grande Prémio da Tailândia de MotoGP, ficou-se agora a saber, por intermédio de informações obtidas pelo portal Motorsport.com, que na verdade as motos de Marc Márquez, Francesco Bagnaia e Fabio di Giannantonio competem com uma nova especificação do motor da GP24.
O porta-voz da Ducati Corse confirma que “De facto, existem duas especificações. A do Marc, Bagnaia e Diggia que inclui algumas pequenas modificações em comparação com a do Alex, do Franco e do Fermín. Na especificação mais atual, tivemos em conta os comentários do Marc e do Pecco”, reforçando que as diferenças entre as especificações são muito pequenas.
Isto significa que tanto a KTM como a Aprilia apresentaram aos responsáveis técnicos pelo processo de homologação dos novos motores de 2025 / 2026 uma especificação dos respetivos V4 da RC16 e RS-GP25, enquanto a Ducati apresentou para homologação duas especificações do seu motor V4. Tanto a Yamaha como a Honda não estão obrigadas a homologar uma especificação de motor, pois usufruem dos benefícios especiais das Concessões de MotoGP.
Seja como for, tanto a especificação mais atual como a mais antiga acabaram por mostrar serem ainda muito competitivas.
Aliás, nas duas corridas do GP da Tailândia todos os lugares de pódio foram ocupados pelas motos da Ducati, com as duas motos da Ducati Lenovo Team sempre com Alex Márquez da BK8 Gresini Racing no degrau intermédio. E no domingo o Top 4 foi dividido igualmente por duas motos com o motor mais atual e duas motos com o motor antigo.
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