Dentro de pouco mais de uma semana teremos o Grande Prémio de Espanha de MotoGP, a quinta ronda do calendário da temporada 2025 da categoria rainha. Pilotos e equipas vão então ocupar os seus lugares no circuito Jerez Ángel Nieto para mais um fim de semana de alta intensidade. E entre os pilotos que vão competir teremos o veterano espanhol Aleix Espargaró com a Honda.
O piloto de Granollers que no final de 2024 deixou a Aprilia Racing para assumir o papel de pilotos de testes da Honda em MotoGP, tem estado profundamente envolvido no desenvolvimento da RC213V, um protótipo que, como se tem visto nos primeiros quatro Grandes Prémios do ano, está significativamente mais competitivo.
Basta ver o resultado obtido por Johann Zarco (Castrol Honda LCR) no recente Grande Prémio do Qatar, onde ficou muito perto do pódio, no que foi a sua melhor prestação nos meses mais recentes com a Honda.
Assim, e cumprindo com o plano definido pelo HRC, Aleix Espargaró, que ainda esta semana esteve em Valência a testar novidades para a RC213V, vai juntar-se aos restantes pilotos de MotoGP da marca japonesa no Grande Prémio de Espanha em Jerez. Será a primeira vez que teremos o mais velho dos irmãos Espargaró a competir com a Honda.
Porém, o departamento de competição do maior fabricante mundial de motos tem mais surpresas guardadas para Jerez!
De acordo com o diretor desportivo da Honda HRC Castrol, Alberto Puig, que voltou a estar na box da equipa japonesa no Qatar depois de uma ausência notada nas rondas anteriores, a Honda vai estrear no traçado andaluz um novo motor V4 para a RC213V.
De acordo com as informações reveladas por Puig, esse motor tem como objetivo não só ajudar a consolidar as melhorias da moto que temos visto, mas, principalmente, dar à RC213V a potência que permite atingir velocidades máximas mais elevadas.
O responsável desportivo da equipa de fábrica da Honda garante que esse será o próximo passo que a moto tem de dar, pois atualmente é complicado ultrapassar em MotoGP quando a moto não consegue ser competitiva nas maiores retas de cada circuito.
Não está ainda confirmado se este novo motor vai ser usado apenas por Aleix Espargaró durante o teste oficial que MotoGP vai realizar em Jerez na segunda-feira depois do Grande Prémio de Espanha, ou se a Honda arriscará e decide recolher informações já durante o fim de semana de GP de Espanha.
Os pilotos oficiais Luca Marini e Joan Mir deverão ter o motor mais potente disponível para o dia de teste.
Veremos também se a procura por maximizar a potência não terá consequências negativas em termos de comportamento da Honda RC213V.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!