A temporada 2025 marca uma viragem bastante profunda no que diz respeito ao projeto de MotoGP da Yamaha. A casa de Iwata procura, a todo o custo, alterar a trajetória descendente dos últimos anos. E para além de reforçar a sua presença nas pistas com a chegada da nova equipa satélite Prima Pramac Yamaha , o fabricante japonês reforçou a sua equipa de testes. Tudo para ajudar a regressar aos sucessos, tendo como foco a equipa de fábrica Monster Energy Yamaha.
E foi precisamente a Monster Energy Yamaha que esteve no centro das atenções dos fãs de MotoGP durante o evento especial realizado bem no centro da cidade de Kuala Lumpur. O hotel W foi o cenário para uma noite de apresentação da equipa, estrutura que conta com diversas novidades.
A esse respeito, destaca-se a presença de Paolo Pavesio, diretor de equipa, que substitui Lin Jarvis, o britânico que ao longo das últimas décadas liderou os esforços da Yamaha no MotoGP, e decidiu no final de 2024 ‘passar a pasta’. Será então Paolo Pavesio a liderar a marca nesta fase de grandes mudanças, uma fase denominada “The Blue Shift”.
Vai contar com o também italiano Massimo Meregalli como seu ‘braço direito’ em cada um dos 22 Grandes Prémios desta temporada de MotoGP, sendo que ‘Maio’ Meregalli permanece como diretor desportivo da equipa de fábrica.
A Yamaha YZR-M1 não apresenta cores e grafismos particularmente diferentes em comparação com o ano passado. Porém, o protótipo japonês conta com muitas novidades técnicas.
Quadro, suspensões, braço oscilante, eletrónica e, claro, a aerodinâmica. Tudo na M1 está a ser alterado, sendo que em 2025 teremos quatro motos com especificações de fábrica em pista. As duas da Monster Energy Yamaha, e as duas da Prima Pramac Yamaha.
Claro que para além dessas novidades, o maior foco de interesse está no tão falado motor V4 para substituir o quatro cilindros em linha da atual M1. Sobre esse motor V4, sabemos já que não vai ser testado agora, pelo menos em público.
O que ficou confirmado pelo próprio Paolo Pavesio é que o seu desenvolvimento está a acontecer a bom ritmo, e que, se tudo correr pelo melhor, até poderá ser utilizado já em competição durante a temporada 2025, uma antecipação do projeto, pois Lin Jarvis tinha referido inicialmente que os testes em público apenas iriam acontecer a partir de meio do ano, e não seria possível ter esse motor pronto para competição antes de 2026.
Em pista com as cores da equipa de fábrica teremos os pilotos Fabio Quartararo e Alex Rins.
O piloto francês, que renovou com a Monster Energy Yamaha na base de que a casa de Iwata irá alterar o seu modo de funcionamento do departamento de competição, procura este ano consolidar os bons sinais que foi dando ao longo de 2024 e principalmente os resultados obtidos na parte final da temporada.
Fabio Quartararo #20
“Estamos a começar uma nova temporada de MotoGP e um novo capítulo para a Yamaha. Como pilotos de MotoGP estamos sempre entusiasmados por começar a nova temporada, experimentar a nova moto, ver a nova pintura em ação, e devo dizer que gosto muito da nova pintura e do azul extra. Acho que ficará bem na pista. No entanto, desta vez o primeiro teste é ainda mais emocionante para nós porque a Yamaha está prestes a iniciar um grande projeto em conjunto com a Pramac. Sei que todos estão muito ansiosos para começar a trabalhar juntos nos testes de pré-temporada, e isso por sua vez deixa-me ainda mais motivado. Tenho treinado sem parar, então estou num bom nível. Acho que estou mais em forma agora do que já estive, e mal posso esperar para começar os testes de pré-temporada. Quanto mais cedo começarmos, mais cedo podemos competir e ver os fãs a torcer por nós”.
Do outro lado da box da equipa estará o espanhol Alex Rins.
A iniciar a sua segunda temporada com a Monster Energy Yamaha, o experiente piloto está finalmente recuperado de todas as lesões que o têm acompanhado nos últimos anos. Alex Rins mostra-se motivado e destaca que o pior de 2024 já está ‘esquecido’.
Alex Rins #42
“A motivação é alta dentro da Yamaha, na nova equipa (Pramac) e também na nossa equipa. Penso que há um verdadeiro entusiasmo com o que está a chegar. A temporada de 2024 não foi fácil, mas o que aconteceu em 2024 já está no passado, e agora é 2025 e contamos com o total apoio da Yamaha e a ajuda da nova equipa Pramac para impulsionar as coisas neste ano. Passei a pré-temporada a trabalhar no duro, treinando muito para subir para a moto logo ao meu nível máximo no primeiro teste em Sepang. Estou animado e impaciente para a temporada começar!”.
Os dois pilotos da Monster Energy Yamaha estão a participar no Shakedown de Sepang de MotoGP. Clique aqui para saber todos os resultados .
Galeria de fotos da Monster Energy Yamaha
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!