Com a realização do Treino no circuito Termas de Rio Hondo, está terminado o primeiro dia de Grande Prémio da Argentina de MotoGP. Nesta segunda sessão em pista no dia de hoje, ficámos a conhecer os dez pilotos que passam diretamente à Qualificação 2 da categoria rainha.
E entre esses pilotos de MotoGP não estará Miguel Oliveira. O piloto português da Prima Pramac Yamaha continua a evidenciar claras dificuldades em conseguir encontrar forma de se aproximar das posições mais acima na tabela de tempos, contrariando, de certa forma, as suas próprias palavras de que no asfalto com menos aderência como na Argentina, a moto japonesa não deveria sofrer tanto para acompanhar o ritmo dos mais rápidos.
Tal como no Treino Livre 1, Miguel Oliveira voltou a ser o 18º no final da sessão da tarde, com a sua melhor volta ao traçado argentino a ser em 1m38.649s aos comandos da Yamaha YZR-M1 #88. O português ainda chegou a ocupar, por breves momentos, lugares mais perto do Top 10, mas voltaria a descer na classificação até se fixar finalmente em 18º.
Isto significa, naturalmente, que terá de realizar um esforço adicional ao enfrentar a sempre traiçoeira Qualificação 1 de MotoGP, onde vai lutar por ser um dos dois pilotos a conseguirem o acesso à Q2. Aguardamos agora pelas declarações de Miguel Oliveira sobre o que se passou neste primeiro dia de Grande Prémio da Argentina.
Leia também – MotoGP 2025: Horários do Grande Prémio da Argentina
Quanto ao topo da tabela de tempos, e sem grande surpresa, o mais rápido em pista foi Marc Márquez. O oito vezes campeão do Mundo já tinha sido o melhor no TL1, mas desta feita decidiu elevar o seu nível.
Aos comandos da sua Desmosedici GP24.9, como assim é definida a moto de fábrica, o espanhol parou o cronómetro em 1m37.295s, destruindo por completo o recorde absoluto do Termas de Rio Hondo, que por sinal era seu, ainda com pneus Bridgestone, desde 2014!
Com o mais velho dos irmãos Márquez intocável, o segundo mais rápido em pista neste dia de arranque de Grande Prémio da Argentina foi o italiano Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46). Mesmo não estando ainda a 100% em termos físicos, ‘Diggia’ realizou uma derradeira volta rápida que o deixou a pouco mais de uma décima de Marc. Logo atrás encontramos outra Ducati, neste caso a moto de Alex Márquez (BK8 Gresini Racing).
Nos dez melhores do dia de hoje podemos realçar as presenças de Marco Bezzecchi (Aprilia Racing), o italiano a ser o primeiro a rodar abaixo do antigo recorde absoluto do traçado argentino, mas também grandes performances por parte de Brad Binder (Red Bull KTM Factory), Alex Rins (Monster Energy Yamaha), Johann Zarco (Castrol Honda LCR), Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) que aproveitou da melhor forma a ‘boleia’ de Marc Márquez, ou ainda Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory) que já depois de terminado o Treino sofreu uma queda sem grandes consequências.
Refira-se ainda que Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) está em claro contraste em comparação com o seu novo companheiro de equipa Marc Márquez. O italiano tem revelado dificuldades para entrar na discussão pelas melhores posições na tabela de tempos, a sua postura na box denota alguma tensão pela situação, e a queda no momento decisivo do Treino apenas veio adicionar mais problemas a Bagnaia que, certamente, não estará nada satisfeito por ver o seu companheiro de equipa estar tão confortável enquanto aquele que até agora era o #1 da Ducati Corse sofre.
Leia também – MotoGP: Guia Completo da temporada 2025
Resultados do Treino de MotoGP do GP da Argentina
1 – Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) – 1m37.295s
2 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) – 1m37.430s
3 – Alex Márquez (BK8 Gresini Racing) – 1m37.496s
4 – Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) – 1m37.510s
5 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m37.546s
6 – Alex Rins (Monster Energy Yamaha) – 1m37.591s
7 – Johann Zarco (Castrol Honda LCR) – 1m37.685s
8 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m37.818s
9 – Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory) – 1m37.827s
10 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m37.834s
18 – Miguel Oliveira (Prima Pramac Yamaha) – 1m38.649s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!