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MotoGP 2025 – Comissão de GP clarifica penalização para quem atrasa arranque da corrida

A Comissão de Grandes Prémios anuncia uma clarificação para a penalização a aplicar a pilotos que atrasem o arranque da corrida de MotoGP.

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A situação que aconteceu no arranque para o Grande Prémio das Américas de MotoGP, quando Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) decidiu, por iniciativa sua, sair a correr da sua posição na grelha de partida para de forma intencional atrasar o início da corrida da categoria rainha, pois queria ir para a corrida com pneus diferentes do que aqueles que inicialmente tinha escolhido, o que causou um efeito ‘dominó’ com mais pilotos a fazerem a mesma coisa, e o caos instalou-se obrigando a Direção de Corrida a iniciar novo procedimento de arranque.

Isto significou atrasar todo o programa do Grande Prémio das Américas, e, para aqueles pilotos que inicialmente optaram por arriscar na escolha de pneus slick – recordamos que a pista estava a secar – deixaram de poder tirar benefício da sua escolha ‘arriscada’.

Agora, algumas semanas depois do que aconteceu no Circuito das Américas, a Comissão de Grandes Prémios atualizou o Regulamento de MotoGP. Nomeadamente clarificando o procedimento de arranque para uma corrida da categoria rainha, e, principalmente, anunciando a penalização que será aplicada a qualquer piloto que atrase o arranque de uma corrida.

A partir desta nova atualização ao Regulamento, qualquer piloto que com as suas ações não siga o procedimento de arranque definido, e com isso atrase ou obrigue à interrupção do arranque da corrida de MotoGP, será penalizado com dupla Volta Longa!

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O Regulamento de MotoGP prevê inúmeras situações específicas que podem levar a esta penalização, incluindo empurrar a moto do lugar na grelha de partida para o pit lane quando a placa dos 3 minutos para início da corrida já tiver sido mostrada.

Por questões de segurança, caso mais de 10 pilotos tenham de iniciar a corrida a partir do pit lane, o procedimento de arranque inicial é anulado e tudo recomeça em formato de Arranque Rápido. Caso menos de 10 pilotos tenham de arrancar do pit lane, apenas poderão arrancar (de posições definidas com tinha no asfalto no final do pit lane) quando a Direção de Corrida decidir dar ‘luz verde’ após o arranque da corrida de MotoGP.

Os pilotos que arrancam do pit lane não poderão recorrer a sistemas de Launch Control ou de ajuste da altura da moto, mas não existirá para esses pilotos o limite de velocidade no pit lane. Não podem ultrapassar-se entre si antes de passarem a linha branca que define a entrada em pista.

Nesta atualização ao Regulamento de MotoGP fica também clarificado a situação em que será permitido trocar de pneus após a volta de aquecimento. Um piloto poderá trocar de pneus sem ser penalizado caso a corrida seja declarada à chuva ou se ao longo da volta de aquecimento for mostrada bandeira branca pelos Comissários de Pista. Mas neste caso o piloto terá de entrar no pit lane e será daí que arranca.

Todas as novidades aqui referidas são para ser aplicadas de forma imediata. Ou seja, já a partir do Grande Prémio de França.

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