Embora já muito se tenha dito e até antecipado sobre a introdução das novas regras em MotoGP a partir da temporada 2027, a verdade é que o grande foco dos fabricantes está já centrado no desenvolvimento dos novos motores. Recordamos que, tal como a Revista Motojornal aqui anunciou em maior detalhe , a partir desse ano os protótipos da categoria rainha abandonam os motores de 1000 cc e passam a usar uma cilindrada de 850 cc.
Claro que sempre que acontece uma mudança drástica do ponto de vista regulamentar em MotoGP, uma categoria do motociclismo onde tudo é concebido em formato protótipo, os fabricantes são obrigados a realizar inúmeros testes de desenvolvimento dos componentes e motores.
Porém, e como falta quase um ano e meio para a entrada em vigor do novo regulamento, surgiram dúvidas sobre a capacidade de todos os fabricantes poderem competir com os atuais motores, e, em simultâneo, estarem a trabalhar em paralelo nos novos motores de 850 cc.
Não só a capacidade humana de cada departamento de competição seria colocada em causa, como os custos envolvidos no desenvolvimento dos atuais protótipos 1000 cc lado a lado com o desenvolvimento do novo motor 850 cc seriam incomportáveis.
Para acalmar todas as dúvidas sobre este tema, a Comissão de Grandes Prémios, após reunião realizada durante o Grande Prémio de Espanha em Jerez, anunciou agora que os fabricantes concordam em não realizar os habituais testes aos motores 850 cc antes do final da atual temporada 2025 de MotoGP.
De acordo com o comunicado oficial da Comissão de Grandes Prémios, os fabricantes apenas poderão testar os seus novos motores de cilindrada mais baixa a partir de 17 de novembro, o dia de teste que será realizado após o Grande Prémio da Comunidade Valenciana, a ronda final da temporada.
Recordamos também que, a par da introdução dos novos motores, o regulamento de MotoGP que entra em vigor a partir de 2027 vai eliminar por completo os sistemas de ajuste da altura das motos (“holeshot device” e o “ride height device”), as asas e apêndices aerodinâmicos terão as suas dimensões bastante limitadas (mas não são proibidos), e a Pirelli vai substituir a Michelin como fornecedor único de pneus para os protótipos de MotoGP.
Uma última nota para o facto de que, apesar da proibição de testar os motores de 850 cc termine a 17 de novembro de 2025, não significa que os fabricantes vão mostrar esses motores em testes imediatamente após essa data. Aliás, de acordo com o portal italiano GPOne, tudo indica que a Ducati Corse apenas vai testar em pista o novo motor a partir de março de 2026.
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