A temporada 2025 de MotoGP prossegue a toda a velocidade e os pilotos e equipas da categoria rainha já se encontram no Circuito das Américas, onde de 28 a 30 de março se disputará o Grande Prémio das Américas.
O traçado texano apresenta sempre um desafio bastante intenso para os protótipos de MotoGP, em particular porque o circuito é usado por competições automóveis e pelas alterações no subsolo. O que provoca sempre problemas no asfalto, com inúmeros ressaltos que colocam à prova a atenção e destreza dos pilotos.
Neste Grande Prémio das Américas, mais uma vez, o plantel “full time” de MotoGP continua a sofrer com ausências bem notórias.
Jorge Martin (Aprilia Racing) e Miguel Oliveira (Prima Pramac Yamaha) estão oficialmente fora de ação este fim de semana, sendo que no caso do piloto espanhol e Campeão de MotoGP sabemos que a data prevista para regressar à competição é o Grande Prémio do Qatar. Já o português Miguel Oliveira tem a sua vida mais complicada.
Leia também – MotoGP: Guia Completo da temporada 2025
O piloto da Prima Pramac Yamaha foi visto pelo seu médico já em Portugal, e mesmo não tendo sofrido fraturas em resultado da queda em que se viu envolvido na corrida Sprint na Argentina, a verdade é que os novos exames detetaram uma deslocação esternoclavicular que afeta também os ligamentos do ombro esquerdo do #88.
Neste momento Miguel Oliveira não sabe ainda quando vai poder regressar aos comandos da sua Yamaha YZR-M1, sendo que no Grande Prémio das Américas será substituído por Augusto Fernandez, o espanhol que este ano é piloto de testes da Yamaha Racing.
Quanto aos pilotos que estarão em pista, o grande favorito à partida para a terceira ronda do calendário 2025 de MotoGP é o oito vezes campeão do Mundo, Marc Márquez. O espanhol da Ducati Lenovo Team ‘limpou’ os dois Grandes Prémios anteriores: “pole position” e vitórias na corrida Sprint e corrida principal. É um líder destacado e confortável, e tendo em conta o historial de Marc Márquez no Circuito das Américas, o #93 é, naturalmente, o grande favorito a conquistar as vitórias.
Porém, o mais velho dos irmãos Márquez não se pode distrair. Não só porque o seu irmão mais novo Alex Márquez (BK8 Gresini Racing) tem conseguido acompanhar o ritmo de Marc, como está com vontade de mostra a todos que é capaz de bater o seu irmão. Tem a moto para isso, a Desmosedici GP24, que ainda se revela extremamente competitiva.
E por falar em Desmosedici GP24, convém realçar que outro dos grandes candidatos às vitórias e título de MootoGP, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), deixou no ar a possibilidade de abandonar já no Grande Prémio das Américas a mais atual Desmosedici GP24.9 e regressar à GP24 que usou no ano passado. O duas vezes Campeão da categoria rainha espera com isso reencontrar o seu “feeling” com a moto italiana, algo que, até agora, não conseguiu com a moto mais evoluída para 2025.
Atrás do trio Ducati vários outros pilotos estão a posicionar-se para discutir as posições de pódio, de forma a evitar a repetição do que temos visto em rondas anteriores.
Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46) parece estar rejuvenescido e o pódio na Argentina certamente serviu para o moralizar ainda mais, Johann Zarco (Castrol Honda LCR) vai querer manter a boa forma, o mesmo se podendo dizer dos pilotos de fábrica da Honda HRC Castrol, Joan Mir e Luca Marini, que no Texas voltam a encontrar um desafio interessante para demonstrarem que a RC213V está mesmo no bom caminho em termos de desenvolvimento.
No ‘reino’ da KTM, os dois pilotos da Red Bull KTM Factory, Pedro Acosta e Brad Binder, pese embora consigam ir revelando a espaços o andamento para discutir melhores posições, a verdade é que não têm sido constantes. Em particular Acosta, do qual muito se espera para 2025, e que começa a ver o seu nome associado a outras equipas já numa fase muito inicial da temporada (VR46 e Honda HRC).
Para a Aprilia, a ausência de Jorge Martin continua a ser um ‘peso’ que continua a prender o projeto da casa de Noale. Felizmente para a formação liderada por Massimo Rivola, o italiano Marco Bezzecchi tem conseguido de certa forma compensar a ausência do Campeão de MotoGP, mas o irreverente italiano terá de ter mais atenção em pista para evitar erros como o do GP da Argentina onde ficou fora de prova logo na primeira curva por falhar a travagem e ir tocar na moto de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha).
Ainda na Aprilia, neste caso na Trackhouse Racing, veremos se o “rookie” Ai Ogura não será ‘traído’ pela equipa como aconteceu na Argentina, onde foi desqualificado depois de conseguir mais um excelente resultado aos comandos da RS-GP25.
Por fim, a Yamaha. O projeto de MotoGP da casa de Iwata continua a ser trabalhado e evoluído ao ritmo mais rápido que os engenheiros da marca japonesa conseguem. Mas depois das boas indicações na pré-temporada, nos testes oficiais, a YZR-M1 não tem mostrado a performance para acompanhar as motos dos fabricantes rivais.
Os pilotos Yamaha têm sofrido bastante como se viu nas corridas da Tailândia e Argentina, o que já motivou alguns comentários de descontentamento por parte de Fabio Quartararo e Alex Rins, sendo que Jack Miller (Prima Pramac Yamaha) tem inclusivamente conseguido melhores performances do que os dois pilotos de fábrica, pelo que o australiano será também um piloto a ter em conta no Grande Prémio das Américas.
Horários do Grande Prémio das Américas
Sexta-feira 28 de março
14H00 – 14H35 – Moto3 – Treino Livre 1
14H50 – 15H30 – Moto2 – Treino Livre 1
15H45 – 16H30 – MotoGP – Treino Livre 1
18H15 – 18H50 – Moto3 – Treino
19H05 – 19H45 – Moto2 – Treino
20H00 – 21H00 – MotoGP – Treino
Sábado 29 de março
13H40 – 14h10 – Moto3 – Treino Livre 2
14h25 – 14H55 – Moto2 – Treino Livre 2
15H10 – 15h40 – MotoGP – Treino Livre 2
15H50 – 16H05 – MotoGP – Qualificação 1
16H15 – 16H30 – MotoGP – Qualificação 2
17H50 – 18H05 – Moto3 – Qualificação 1
18H15 – 18H30 – Moto3 – Qualificação 2
18H45 – 19H00 – Moto2 – Qualificação 1
19H10 – 19H25 – Moto2 – Qualificação 2
20H00 – MotoGP – corrida Sprint (10 voltas)
Domingo 30 de março
15H40 – 15H50 – MotoGP – Warm Up
17H00 – Moto3 – Corrida (14 voltas)
18H15 – Moto2 – Corrida (16 voltas)
20H00 – MotoGP – Corrrida (20 voltas)
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!