InícioDesportoMotoGP 2025 – O vídeo do teste da Yamaha com o motor...

MotoGP 2025 – O vídeo do teste da Yamaha com o motor V4 em Valência

A Yamaha realiza dois dias de testes privados em Valência. O objetivo é trabalhar no motor V4. E já temos um vídeo do primeiro dia.

-

Graças às Concessões utilizadas em MotoGP, a Yamaha é um dos fabricantes que pode introduzir inúmeras alterações no seu protótipo quando os restantes estão impedidos de fazer o mesmo. E uma das alterações mais importantes é o motor. No caso do atual protótipo YZR-M1 falamos de um quatro cilindros em linha com arquitetura Crossplane (planos cruzados). Mas não é segredo para ninguém que a Yamaha está a trabalhar num novo motor V4.

E é precisamente esse novo motor V4 que está no centro de todas as atenções neste momento. Isto porque a Yamaha está a realizar dois dias de testes privados no circuito Ricardo Tormo, em Valência, e, de acordo com vários meios de comunicação é aqui que o novo motor V4 faz a sua estreia em circuitos europeus.

Embora a Yamaha, liderada por Paolo Pavesio, não confirme (nem desminta) que está a testar em Valência esse muito aguardado e falado motor V4, sabemos que em ação no traçado valenciano estão os dois pilotos de testes para MotoGP que a marca de Iwata tem sob contrato.

Cal Crutchlow está de volta à sua missão de desenvolver a M1 depois de, finalmente estar recuperado da lesão na mão que o impediu de testar durante quase um ano, e Augusto Fernandez, o espanhol que tem vindo a substituir Miguel Oliveira na Prima Pramac Yamaha em MotoGP, enquanto o português está a recuperar de lesão.

- PUBLICIDADE -

Mais uma vez recorrendo a informações não oficiais, tudo indica que os pilotos de teste da Yamaha têm à disposição a atual M1 com motor quatro em linha, que continua a ser desenvolvida de forma a dar aos pilotos da marca os melhores argumentos para competir num futuro próximo. Mas nas boxes do Ricardo Tormo estarão também protótipos equipados com o motor V4. E o trabalho estará a ser realizado nas versões de 1000 cc e 850 cc!

O motor V4, desenvolvido em parceria com os especialistas em motores de competição Marmotors, de Luca Marmorini, já teve a sua estreia e acumulou os primeiros quilómetros em pista em testes realizados no circuito de Sepang. Uma versão ainda muito ‘básica’ do motor, que em Valência surgirá mais desenvolvido, claro, mas também nas duas cilindradas diferentes.

Recordamos que Paolo Pavesio, tal como o anterior responsável máximo da Yamaha Racing, Lin Jarvis, que se reformou no final do ano passado, dando lugar ao italiano, não esconde que o motor V4 é uma realidade, mas que a marca japonesa ainda está longe de dar o OK para que seja utilizado em competição em MotoGP.

Pavesio tem vindo a realçar ao longo dos últimos meses que o atual quatro cilindros em linha vai manter-se em uso em 2025, mas que, caso o motor V4 se revele mais competitivo e os pilotos assim o desejem, a marca fará a troca antecipadamente e colocará em pista o novo V4 de 1000 cc. A versão de 850 cc continuará a ser trabalhada em paralelo, sendo que esse motor será estreado em 2027 quando acontecer a mudança dos regulamentos de MotoGP.

Veja aqui os vídeos do teste da Yamaha em Valência

- PUBLICIDADE -

 

 

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -