InícioDesportoMotoGP 2025 Qatar – Franco Morbidelli surpreende tudo e todos no regresso...

MotoGP 2025 Qatar – Franco Morbidelli surpreende tudo e todos no regresso de Jorge Martin

Franco Morbidelli fechou o primeiro dia de GP do Qatar como o mais rápido em MotoGP. Jorge Martin regressou, mas Aprilia é a única que não consegue entrar no Top 10.

-

Está terminado o primeiro dia a contar para a quarta ronda do calendário 2025 de MotoGP. O Grande Prémio do Qatar disputa-se este fim de semana – clique aqui para ver os horários completos, e o escaldante asfalto do circuito de Losail foi hoje palco das duas primeiras sessões em pista para a categoria rainha, com o foco a centrar-se no que aconteceu no Treino, já realizado à noite e sob a luz artificial do traçado que tem a cidade de Doha como cenário de fundo.

Embora muitas atenções tenham recaído sobre o Campeão de MotoGP, Jorge Martin (Aprilia Racing), que finalmente está apto a competir, embora longe de estar a 100% na sua forma física, a verdade é que foi no topo da tabela de tempos que assistimos a uma enorme surpresa.

Isto porque o italiano Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46), talvez encorajado pela presença do ‘patrão’ da equipa em Losail, Valentino Rossi, conseguiu surpreender tudo e todos e reclamar para si a honra de ser o piloto mais rápido no final do Treino que definiu os dez pilotos que passam diretamente à Q2 de MotoGP neste Grande Prémio do Qatar.

Com uma volta em 1m50.830s, ‘Franky Morbido’ bateu todos os rivais mais diretos, sendo que foi Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) aquele que mais se aproximou do compatriota. Morbidelli consegue mesmo ser o primeiro piloto que não um dos irmãos Márquez a fechar uma sessão de treinos nesta temporada com o melhor tempo.

Leia também – MotoGP: Guia Completo da temporada 2025

- PUBLICIDADE -

Bagnaia, por seu lado, motivado pela vitória alcançada há duas semanas no GP das Américas, continua a trabalhar com a sua equipa técnica para encontrar as melhores afinações e um melhor “feeling” aos comandos da sua Ducati Desmosedici GP24.9. O duas vezes campeão ficou a 0.145s do primeiro lugar, mas consegue superar aquele que tem sido um dos destaques do ano, Marc Márquez.

O espanhol da Ducati Lenovo Team, que tinha sido o mais rápido na manhã, quando as temperaturas ambiente e do asfalto estavam significativamente mais elevadas do que no Treino da noite, desta feita teve de se contentar com o terceiro lugar. Mas o espanhol mostra-se tranquilo, e certamente será um dos grandes candidatos a conseguir a “pole position”, tendo o seu lugar garantido na Q2.

O líder do campeonato, Alex Márquez (BK8 Gresini Racing) foi apenas 5º, atrás de Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46), e entre os dez melhores deste primeiro dia do Grande Prémio do Qatar podemos realçar que todos os fabricantes, menos a Aprilia, conseguiram ter pelo menos uma moto no Top 10. Isto porque, num último esforço, Johann Zarco (Castrol Honda LCR) conseguiu fazer a sua melhor volta e ‘roubou’ o 10º lugar a Alex Rins (Monster Energy Yamaha).

Quanto a Jorge Martin, como se sabe é a primeira verdadeira oportunidade que tem para pilotar a nova Aprilia RS-GP25. O Campeão de MotoGP, mesmo sentido, naturalmente, algum desconforto na mão esquerda de cada vez que saiu à pista, está a aproveitar todas as oportunidades para voltar a ganhar ritmo, procurando recuperar todo o tempo de atividade em pista que perdeu por força da lesão na pré-temporada. ‘Martinator’ fechou o dia em 20º, a pouco mais de 1,5 segundos de Franco Morbidelli.

- PUBLICIDADE -

Resultados do Treino de MotoGP do Grande Prémio do Qatar

1 – Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46) – 1m50.830s
2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m50.975s
3 – Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) – 1m50.997s
4 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) – 1m51.129s
5 – Alex Márquez (BK8 Gresini Racing) – 1m51.236s
6 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m51.293s
7 – Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory) – 1m51.391s
8 – Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3) – 1m51.455s
9 – Fermín Aldeguer (BK8 Gresini Racing) – 1m51.615s
10 – Johann Zarco (Castrol Honda LCR) – 1m51.636s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -