InícioDesportoMotoGP 2025 Qatar – Marc Márquez garante a quarta “pole position” do...

MotoGP 2025 Qatar – Marc Márquez garante a quarta “pole position” do ano

Marc Márquez roubou a “pole position” ao seu irmão Márquez no GP do Qatar de MotoGP. Fabio Quartararo com excelente resultado com a Yamaha.

-

Terminou a qualificação de MotoGP a contar para o Grande Prémio do Qatar. Com o circuito de Losail como cenário, a quarta qualificação da temporada da categoria rainha teve emoção até final, com a “pole position” a ficar apenas decidida nos derradeiros segundos da Qualificação 2.

Mas antes disso tivemos a Qualificação 1, onde participaram nomes ilustres como o regressado campeão Jorge Martin (Aprilia Racing).

O piloto espanhol, ainda longe da sua melhor forma física e a queixar-se de dores nas mãos, ainda procurou surpreender e ser um dos dois mais rápidos na Q1 de MotoGP, mas o #1 acabaria por fechar a qualificação em 4º e com isso vai arrancar de 14º para as corridas do Grande Prémio do Qatar.

Enquanto isso, o “rookie” Ai Ogura (Trackhouse Racing) voltou a mostrar que está em forma e em sintonia com a sua Aprilia RS-GP25, foi o melhor na Q1, e levou consigo o espanhol Alex Rins (Monster Energy Yamaha) para a desejada Q2 onde se juntaram aos dez mais rápidos do Treino realizado na sexta-feira.

Leia também – MotoGP 2025: Horários do Grande Prémio do Qatar

- PUBLICIDADE -

motogp

Nessa sessão, o duas vezes campeão de MotoGP, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), viria a ceder à pressão. Depois daquela que foi, nas suas palavras, a melhor sexta-feira da temporada 2025, ‘Pecco’ Bagnaia acabou a sua Q2 na gravilha do circuito de Losail. Na segunda e decisiva saída à pista para atacar a “pole positon”, o italiano entrou demasiado rápido numa curva à direita e viria a perder a frente da sua Ducati.

Uma queda que em termos físicos não deixou marcas, mas do ponto de vista psicológico volta a ser um rude golpe nas ambições de Bagnaia, que viria a ser apenas 11º no fim da sessão, e vai então ter uma missão mais complicada nas corridas do Grande Prémio do Qatar.

Com Bagnaia de fora a discussão pela “pole position” acabou por durar até final.

Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46), a rodar sozinho em pista, começou por subir ao topo da tabela de tempos, mas o seu registo viria a ser batido por diversos pilotos, incluindo Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), que de imediato seria batido por Alex Márquez (BK8 Gresini Racing), ambos a rodar abaixo do recorde absoluto do traçado.

- PUBLICIDADE -

Porém, ainda faltava perceber o que faria Marc Márquez. E o espanhol da Ducati Lenovo Team guardou o melhor para o fim. Numa derradeira volta rápida, que não foi totalmente isenta de erros, nomeadamente quando exagerou numa esquerda e viu a frente da sua Ducati a escorregar em demasia, começou com tempo de “pole position” nos dois primeiros setores de Losail.

Mas o erro que referimos fê-lo perder tempo, ‘pintando’ de laranja o terceiro setor e ficando então a 0.003s do tempo do seu irmão Alex. Parecia que tudo estava decidido, mas o #93 fez um derradeiro setor infernal, e não só recuperou os 3 milésimos que estava a perder, como fechou a volta com uma vantagem de 0.0101s para Alex Márquez e assim garantiu a quarta “pole position” em MotoGP nesta temporada.

Marc Márquez vai então partir da primeira posição da grelha de partida pela quarta vez em quatro Grandes Prémios, e pela primeira vez desde a temporada 2014 consegue a “pole” no circuito de Losail. O que o deixou surpreendido, conforme confessou no final da Q2 em declarações no parque fechado.

A sua volta em 1m50.499s é também um novo recorde absoluto da categoria no circuito de Losail. Fez quase três décimas a menos do que o anterior recorde, autoria de Jorge Martin, registado em 2024, então com o espanhol aos comandos de uma Ducati.

Alex Márquez, que parecia ter garantido a “pole position” acabou por ser relegado para a segunda posição, enquanto Fabio Quartararo consegue colocar, surpreendentemente, a Yamaha YZR-M1 na primeira linha da grelha de partida com o 3º tempo na qualificação de MotoGP. Desde 2022, no GP dos Países Baixos, que a moto japonesa não consegue uma qualificação no Top3.

Refira-se ainda que os três mais rápidos conseguiram rodar abaixo do anterior recorde absoluto. Se no caso dos irmãos Márquez isso não será muito surpreendente, o mesmo não se pode dizer da performance de Fabio Quartararo, com o antigo campeão de MotoGP a ser mesmo a maior surpresa deste sábado.

Resultados da Qualificação de MotoGP do GP do Qatar

1 – Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) – 1m50.499s
2 – Alex Márquez (BK8 Gresini Racing) – 1m50.600s
3 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m50.759s
4 – Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46) – 1m50.810s
5 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) – 1m50.929s
6 – Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3) – 1m51.059s
7 – Johann Zarco (Castrol Honda LCR) – 1m51.113s
8 – Fermin Aldeguer (BK8 Gresini Racing) – 1m51.121s
9 – Alex Rins (Monster Energy Yamaha) – 1m51.174s
10 – Ai Ogura (Trackhouse Racing) – 1m51.340s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -