InícioDesportoMotoGP 2025 Qatar – Marc Márquez vence na melhor corrida do ano...

MotoGP 2025 Qatar – Marc Márquez vence na melhor corrida do ano até ao momento

Marc Márquez redimiu-se da queda nas Américas com vitória no GP do Qatar, naquela que foi a melhor corrida até agora de MotoGP.

-

Sob a intensidade dos holofotes que iluminam a noite escura do deserto onde se localiza o circuito de Losail, disputou-se este domingo a corrida principal do Grande Prémio do Qatar de MotoGP. Na hora marcada os semáforos apagaram dando então início a uma corrida que contou com um total de 22 voltas aos mais de 5 km do traçado qatari.

Marc Márquez (Ducati Lenovo Team), que tinha conseguido recuperar a liderança da classificação da categoria rainha ao vencer a corrida Sprint de sábado, partindo da “pole position”, roubando essa posição precisamente ao seu irmão Alex Márquez (BK8 Gresini Racing), queria redimir-se do erro que cometeu no Grande Prémio das Américas e que terminou em queda e com o que seria, sabemos agora, um registo 100% vitorioso nestas primeiras quatro rondas da temporada.

Mesmo sem se considerar favorito à vitória no Grande Prémio do Qatar, a verdade é que o oito vezes campeão do Mundo de MotoGP estudou bem as condicionantes que lhe poderiam dar a vitória este domingo. Marc deixou para as últimas voltas o derradeiro ataque à vitória, mas antes disso assistimos a uma grande corrida.

Muito provavelmente a melhor corrida até ao momento nesta temporada 2025.

Leia também – MotoGP: Guia Completo da temporada 2025

- PUBLICIDADE -

motogp

Partindo da “pole position”, o #93 e a sua Ducati Desmosedici GP25 não se deixaram surpreender. Porém, atrás do piloto da Ducati Lenovo Team estava, como tem sido habitual, o seu irmão Alex.

Alex Márquez não perdeu tempo e pressionou o seu irmão na primeira curva de Losail. Um momento que terminou com um toque entre irmãos, asas das duas motos partidas, e com Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46) a não deixar escapar a oportunidade de saltar para a liderança da corrida de MotoGP.

Na confusão, Morbidelli aproveitou para ganhar alguma margem para escapar na frente da corrida, mas essa vantagem acabaria por ser ‘apagada’ aos poucos pelos seus perseguidores ainda antes de chegarmos ao fim da primeira metade das 22 voltas.

Mais atrás, e com realce para as muitas ultrapassagens que foram acontecendo no meio do pelotão, era Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) a revelar-se muito rápido nas primeiras voltas e também a juntar-se à discussão que envolvia os lugares de pódio. Formou-se assim um grupo interessante na frente, com Marc Márquez, Alex Márquez, Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) e ainda Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3).

Alex Márquez, depois do toque em Marc no início, voltou a estar envolvido noutro toque. Fabio di Giannantonio estava mais rápido, passou pelo espanhol da Gresini, que procurou responder de imediato. Porém, não havia espaço, o toque foi inevitável, mais asas saltaram das motos, e o pior ficou para o italiano da equipa de Valentino Rossi que caiu para as últimas posições.

- PUBLICIDADE -

motogp

Alex Márquez perdeu algum tempo, mas viria a terminar a corrida em 7º, mesmo cumprindo uma penalização “long lap” pelo incidente com Di Giannantonio. A primeira vez que o mais novo dos irmãos Márquez não termina no pódio em MotoGP nesta temporada 2025.

Marc Márquez, pouco depois, perderia a sua segunda posição para Francesco Bagnaia, enquanto Maverick Viñales assistia a tudo isto de muito perto, esperando aproveitar algum toque ou momento mais ‘quente’ entre as duas Ducati de fábrica.

Bagnaia estava então com uma missão: apanhar o líder e seu amigo da academia VR46, Franco Morbidelli. E o duas vezes campeão de MotoGP até estava a conseguir recuperar, porém Marc Márquez passou ao ataque o que estragou os planos a ‘Pecco’.

Márquez estava então de regresso à segunda posição e com mais ritmo do que o líder, mas a surpresa foi a prestação de Maverick Viñales. O piloto da KTM Tech3 primeiro passou por Bagnaia para subir ao derradeiro lugar de pódio, e sem perder muito tempo atacou Marc Márquez que por sua vez já estava a desenhar o ataque a Morbidelli.

‘Top Gun’ Viñales conseguiu então subir a segundo e rapidamente passou a pressionar Morbidelli, que não teve argumentos para impedir a ultrapassagem do piloto da KTM, que aproveitou o cone de ar na longa reta de Losail para ascender à liderança. Morbidelli viria depois a descer várias posições, o que deixou Marc Márquez e Francesco Bagnaia na perseguição a Viñales.

Bagnaia viria a perder o contacto com os dois espanhóis à sua frente depois de se envolver numa espetacular sequência de ultrapassagens com Morbidelli.

Mais atrás, Jorge Martin (Aprilia Racing) procurava garantir que conseguia terminar o Grande Prémio do Qatar, acumulando voltas e experiência com a Aprilia RS-GP25. O Campeão de MotoGP até estava a conseguir cumprir a sua missão, mas uma queda a 8 voltas do final deixou-o deitado na escapatória do circuito de Losail.

De momento sabe-se que Martin foi levado para o hospital local, depois de avaliado no Centro Médico do circuito.

- PUBLICIDADE -

Algumas informações da Aprilia dão conta de que ‘Martinator’ sofreu um traumatismo no tórax e um pneumotórax, mas apenas mais exames no hospital poderão confirmar se o piloto espanhol não terá sofrido mais uma lesão que o impedirá de competir em 2025.

Indiferentes a tudo isto, Viñales e Márquez estavam num duelo muito próprio. A vitória ficaria para um dos dois, pois Bagnaia estava já muito mais para trás.

O piloto da KTM começou, a seis voltas do final, a sofrer alguns problemas de aderência. Um ligeiro escorregar de frente numa curva, seguido de algumas trajetórias menos agressivas, ajudaram a que Marc Márquez se colocasse em posição de atacar a liderança. Um erro de Viñales deixou ‘porta aberta’ para a troca de posição entre ambos, e a partir desse momento o #93 passou verdadeiramente ao ataque.

Iniciou uma sequência de voltas rápidas, registou mesmo o novo recorde de volta em corrida na categoria MotoGP, e acumulou uma vantagem que o deixou a salvo de qualquer ataque.

Marc Márquez venceu o Grande Prémio do Qatar e reforçou a liderança do campeonato. O espanhol tem agora quatro “pole positions”, quatro vitórias em corridas Sprint, e três vitórias em quatro corridas de GP já realizadas. E foi a primeira vez que vimos o #93 no degrau mais alto do pódio neste GP desde a sua vitória em 2024.

Maverick Viñales, a grande surpresa do dia, consegue um excelente segundo lugar. O resultado final do piloto da Red Bull KTM Tech3 ainda ficou ‘sob suspeita’, pois a Direção de Corrida revelou que a pressão dos pneus da RC16 #12 estava a ser analisada. Porém, Viñales subiu mesmo ao pódio, e de momento mantém o 2º lugar. É também o primeiro piloto que não numa Ducati a subir ao pódio em 2025.

O pódio neste Grande Prémio do Qatar de MotoGP fica fechado com a presença de Francesco Bagnaia, que mais uma vez é batido pelo seu companheiro de equipa, e com isso continua a perder pontos importantes na corrida ao título.

Atualização

Maverick Viñales foi penalizado, após a corrida, com 16 segundos adicionados ao seu tempo total de corrida, por ter sido confirmado que competiu com pressão de pneus abaixo do mínimo definido nos regulamentos. Com isto o espanhol desce a 14º, e Luca Marini entra no Top 10.

Resultados do Grande Prémio do Qatar de MotoGP

1 – Marc Márquez (Ducati Lenovo Team)
2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)
3 – Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46)
4 – Johann Zarco (Castrol Honda LCR)
5 – Fermin Aldeguer (BK8 Gresini Racing)
6 – Alex Márquez (BK8 Gresini Racing)
7 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)
8 – Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory)
9 – Marco Bezzecchi (Aprilia Racing)
10 – Luca Marini (Honda HRC Castrol)

Classificação de MotoGP

1 – Marc Márquez – 123 pontos
2 – Alex Márquez – 106 pontos
3 – Francesco Bagnaia – 97 pontos
4 – Franco Morbidelli – 78 pontos
5 – Fabio di Giannantonio – 48 pontos
6 – Johann Zarco – 38 pontos
7 – Marco Bezzecchi – 32 pontos
8 – Fabio Quartararo – 30 pontos
9 – Ai Ogura – 29 pontos
10 – Luca Marini – 26 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -