InícioDesportoMotoGP 2025 – Resultados do 1º dia do teste oficial de Buriram

MotoGP 2025 – Resultados do 1º dia do teste oficial de Buriram

Num 1º dia de teste oficial de MotoGP em Buriram onde o calor ‘apertou’, Marc Márquez foi o mais rápido e Miguel Oliveira terminou em 17º.

-

Realizou-se hoje o primeiro de dois dias de teste oficial de MotoGP no circuito tailandês Chang International. Este teste de Buriram apresenta-se como a derradeira oportunidade para pilotos e equipas da categoria rainha fazerem as suas escolhas para a temporada 2025, definirem as suas estratégias, e assim conseguirem enfrentar a mais longa temporada de sempre do Mundial com os melhores argumentos.

Com o asfalto do Chang International a subir até uns escaldantes 52 graus Celsius no início da tarde, e depois arrefecer até temperaturas mais propícias para os pilotos de MotoGP obterem tempos mais competitivos, assistimos a mais um dia de teste oficial onde a Ducati dominou a tabela de tempos.

O mais rápido em pista acabou por ser Marc Márquez. O espanhol recém-chegado à Ducati Lenovo Team parou o cronómetro em 1m29.184s, num derradeiro momento de ataque ao cronómetro e onde obteve os melhores registos parciais em cada um dos quatro setores do circuito tailandês.

Não se sabe ainda qual foi a especificação de motor que o oito vezes campeão mundial utilizou para fazer este que foi o melhor tempo do dia, sendo que Márquez já referiu que prefere o motor da Desmosedici GP24 em vez do novo motor V4 com especificação de 2025.

- PUBLICIDADE -

Aliás, informações saídas do paddock do Chang International ao longo do dia dão conta que a Ducati Lenovo Team tem vindo a utilizar menos componentes de 2025 nas suas motos. O que será um indicador de que a decisão dos pilotos de fábrica estará a favorecer a moto do ano passado. Ou pelo menos alguns componentes.

Leia também – MotoGP 2025: Tudo o que precisa saber do teste oficial de Buriram

motogp

E se calhar a razão para a indecisão da Ducati em homologar a Demosedici GP25 com as novas especificações tem alguma justificação.

Basta verificar que Alex Márquez (Gresini Racing), aos comandos de uma Desmosedici GP24, e que já tinha sido o mais rápido no teste de Barcelona no final do ano passado, foi o mais rápido no recente teste de Sepang, foi também o líder da tabela de tempos, pelo menos na sessão matinal.

O mais novo dos irmãos Márquez parou o cronómetro naquela que foi a sua melhor volta neste dia de teste oficial de Buriram precisando de mais 0.465s do que o seu irmão. Alex está assim a mostrar estar em grande forma, e colocou uma moto de 2024 em grande destaque novamente.

Aliás, a GP24 fabricada em Borgo Panigale também ocupa a terceira posição na tabela de tempos, pois Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46), já durante a última hora de pista aberta, subiu três posições reclamando então para si o Top 3, quase a meio segundo de Marc Márquez (+0.499s).

- PUBLICIDADE -

motogp

Olhando para a tabela de tempos, refira-se que a Aprilia Racing mostrou finalmente ser capaz de fazer tempos competitivos.

Mesmo sem contar com aquele que será a sua maior estrela, o campeão Jorge Martín, que deverá regressar de lesão no GP da Tailândia no final do mês, tivemos hoje um Marco Bezzecchi a colocar a sua nova Aprilia RS-GP25 #72 entre os mais rápidos em pista, sendo então o 4º.

Convém não esquecer que a moto de Noale (e os seus pilotos) sofre sempre bastante quando as temperaturas em pista aumentam. Pelo que convém ter em conta a performance de Bezzecchi num dia como o de hoje.

Seguindo a lista dos mais rápidos, destacamos Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory) que foi 5º, batendo de forma marginal o italiano Luca Marini (Honda HRC Castrol) que surpreendeu neste primeiro dia de teste oficial de Buriram, ficando à frente de outro piloto da marca japonesa, Johann Zarco (Castrol Honda LCR).

Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), Brad Binder (Red Bull KTM Factory) e Jack Miller (Prima Pramac Yamaha) fecham as posições de Top 10, sendo de realçar que ao contrário do que vimos em Sepang, as Yamaha YZR-M1 não parecem estar tão competitivas. Pelo menos neste arranque de teste na Tailândia.

Quanto a Miguel Oliveira (Prima Pramac Yamaha), o português da equipa satélite da casa de Iwata colocou a sua YZR-M1 #88 no 17º lugar da tabela de tempos. Fechou o dia com a sua melhor volta em 1m30.738s, o que deixa o Falcão a mais de 1,5 segundos do mais rápido em pista.

Aguardamos agora pelas declarações de Miguel Oliveira em reação ao trabalho realizado neste dia escaldante no Chang International.

- PUBLICIDADE -

Resultados do 1º dia de teste oficial de Buriram de MotoGP (tempos combinados FP1 + FP2)

1 – Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) – 1m29.184s

2 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m29.649s

3 – Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46) – 1m29.683s

4 – Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) – 1m29.794s

5 – Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory) – 1m29.904s

6 – Luca Marini (Honda HRC Castrol) – 1m29.928s

7 – Johann Zarco (Castrol Honda LCR) – 1m29.961s

8 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m30.028s

9 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m30.041s

10 – Jack Miller (Prima Pramac Yamaha) – 1m30.047s

17 – Miguel Oliveira (Prima Pramac Yamaha) – 1m30.738s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -