Num fim de semana que há já muito tempo era aguardado com expectativa, quer pelo próprio Jorge Martín, quer pela sua equipa Aprilia Racing, mas também pelos fãs de MotoGP, que assim puderam ver o #1 regressar à competição no Grande Prémio do Qatar, a verdade é que o piloto espanhol terminou o domingo da pior forma e está novamente lesionado com alguma gravidade.
Quando faltavam 8 voltas para o fim da corrida do GP do Qatar, Jorge Martín sofreu uma queda aparatosa quando perdeu o controlo da sua Aprilia RS-GP25 ao exagerar na passagem por um dos corretores à saída de uma curva do circuito de Losail.
A queda foi inevitável, o impacto no solo foi algo violento, e inclusivamente Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) confessa que acabou por tocar no piloto da Aprilia que caiu imediatamente à sua frente. Jorge Martín ficou deitado na escapatória do circuito qatari durante alguns minutos enquanto foi assistido em pista pelos Comissários Médicos, e logo aí se percebeu que a sua situação iria obrigar a visita ao Centro Médico do circuito, e depois ao hospital em Doha.
E, de facto, infelizmente confirmam-se os receios de que Jorge Martín se voltou a lesionar com alguma gravidade.
De acordo com a mais recente atualização do estado clínico do piloto, fornecida pela Aprilia Racing, sabemos que o ‘Martinator’ ficará sob cuidados médicos especiais no hospital em Doha. A previsão é que fique internado durante alguns dias, sendo o período de internamento ainda desconhecido.
A razão para isso é que Martín, para além da pancada forte no peito que deixou marcas, sofre de um pneumotórax.
O TAC realizado no hospital mostrou que o pneumotórax agravou e por isso requer cuidados especiais para permitir aos pulmões do piloto voltarem a expandir-se para o seu estado normal. Foi necessário colocar um dreno de forma a retirar o excesso de líquido que estava a causar dores e dificuldades respiratórias ao piloto.
Enquanto o pneumotórax não ficar resolvido, Jorge Martín permanecerá no hospital.
Porém, as más notícias para o espanhol da Aprilia Racing não se ficam por aqui. Isto porque os exames complementares realizados já no hospital revelam que Martín sofreu onze fraturas nas costelas do lado direito. Um diagnóstico que agrava mais um pouco o estado clínico do piloto de Madrid e atual Campeão de MotoGP.
Com esta mais recente atualização do quadro clínico, torna-se quase impossível que Jorge Martín esteja apto a participar no Grande Prémio de Espanha, em Jerez, dentro de duas semanas (25 a 27 de abril).
E, claro, perderá novamente a oportunidade de testar com a Aprilia Racing no teste oficial que acontece logo após o GP espanhol, no mesmo circuito. Um rude golpe para ‘Martinator’ e para a Aprilia Racing.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!