InícioDesportoMotoGP 2025 Tailândia – Miguel Oliveira 18º no Treino é obrigado a...

MotoGP 2025 Tailândia – Miguel Oliveira 18º no Treino é obrigado a ir à Q1

Miguel Oliveira foi 18º no Treino e por isso tem de ir à Q1 de MotoGP. Alex Márquez é o mais rápido e o “rookie” Ai Ogura está na Q2!

-

Está terminada a ação em pista no primeiro dia do Grande Prémio da Tailândia de MotoGP. Neste que foi o dia de arranque da temporada 2025 da categoria rainha, no que a competição a sério diz respeito, o Treino desta tarde (manhã em Portugal) realizado no Chang International permitiu definir as posições dos pilotos que passam diretamente à Qualificação 2, e quais os pilotos que terão de passar pela Qualificação 1.

Entre os pilotos que vão ser obrigados ao esforço adicional de disputar a Q1 de MotoGP encontramos Miguel Oliveira.

O português da Prima Pramac Yamaha, depois de um Treino Livre 1 em bom plano e onde foi o 8º mais veloz em pista, estava na rota de uma boa prestação no decisivo Treino. Porém, o #88 não conseguiu entrar no Top 10, numa sessão onde as diferenças de tempo e a discussão pelas melhores posições foram bastante ‘apertadas’.

Miguel Oliveira conseguiu melhorar aquela que tinha sido a sua melhor volta na primeira sessão em pista neste Grande Prémio da Tailândia. O português parou o cronómetro naquela que foi então a sua melhor volta no Treino em 1m29.985s, precisamente na 23ª das 24 voltas que realizou. Um tempo que o deixou em 18º na tabela de tempos, sendo que a diferença para o piloto mais rápido em pista foi de 0.965s.

Leia também – MotoGP 2025: Horários do Grande Prémio da Tailândia

- PUBLICIDADE -

motogp

Esse piloto mais rápido em pista foi um Márquez, mas não o irmão que provavelmente todos esperavam ver no topo da tabela de tempos.

Depois de Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) ter conseguido ser o melhor no TL1, desta feita foi Alex Márquez (BK8 Gresini Racing) a conseguir bater todos os seus rivais, incluindo o seu irmão Marc, que mesmo numa derradeira tentativa procurou alcançar o tempo mais rápido do dia, mas ficou a 0.052s do piloto da equipa satélite.

No lote dos três mais rápidos encontramos ainda Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory), que conseguiu por sua vez bater Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) por apenas 5 milésimas para chegar à terceira posição. Refira-se que Bezzecchi viria a sofrer uma queda já numa altura decisiva do Treino, e essa queda estragou uma volta a Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) devido às bandeiras amarelas.

‘Pecco’ viria mesmo a ter um ‘incidente’ quando encontrou em pista, em ritmo mais lento, Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46), em plena trajetória. Morbidelli está já a ser investigado pelos Comissários de MotoGP, pelo que deverá mesmo sofrer alguma penalização a cumprir já no Grande Prémio da Tailândia. Nota para o facto de que Bagnaia continua em dificuldades. Foi apenas 13º e por isso será um dos pilotos na Q1 de MotoGP.

Leia também – MotoGP: O Guia Completo da temporada 2025

motogp

- PUBLICIDADE -

No Top 10, podemos ainda realçar diversos pilotos que confirmaram que as suas prestações nos testes de pré-temporada não foram ‘obra do acaso’.

Joan Mir (Honda HRC Castrol) em sexto, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) em oitavo, ou ainda o “rookie” Ai Ogura (Trackhouse Racing) em nono, com o campeão de Moto2 a conseguir entrara diretamente na Q2 de MotoGP logo na sua primeira tentativa. Aliás, o seu companheiro de equipa Raul Fernandez também surpreendeu neste Treino ao ser o sétimo mais rápido em pista, o que ajudou a Aprilia a colocar três motos no Top 10!

O único piloto da casa de Noale que não conseguiu esse feito foi Lorenzo Savadori que aqui participa em substituição do campeão de MotoGP, Jorge Martin, que, como se sabe, está lesionado e fora de competição por um longo período e a data de regresso ainda está por determinar.

Resultados do Treino de MotoGP do GP da Tailândia

1 – Alex Márquez (BK8 Gresini Racing) – 1m29.020s
2 – Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) – 1m29.072s
3 – Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory) – 1m29.262s
4 – Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) – 1m29.267s
5 – Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46) – 1m29.306s
6 – Joan Mir (Honda HRC Castrol) – 1m29.398s
7 – Raul Fernandez (Trackhouse Racing) – 1m29.462s
8 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m29.485s
9 – Ai Ogura (Trackhouse Racing) – 1m29.597s
10 – Johann Zarco (Castrol Honda LCR) – 1m29.608s
18 – Miguel Oliveira (Prima Pramac Yamaha) – 1m29.985s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -