Hoje, ao contrário do primeiro dia de ação em pista, os pilotos de MotoGP tiveram finalmente a oportunidade de rodar no Autódromo Internacional Ayrton Senna com condições de aderência muito melhores. Mesmo com algumas nuvens mais cinzentas a pairar sobre o traçado em Goiânia, a chuva deu lugar ao Sol, permitindo então aos pilotos da categoria rainha disputarem as Qualificações a um ritmo mais baixo do que nunca.
Da Qualificação 1 para a Qualificação 2 passaram Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) e Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46). Estes dois italianos viriam a ser os principais protagonistas da Q2 de MotoGP.
Claro que com o circuito a apresentar o asfalto praticamente seco na sua totalidade, com exceção a algumas curvas (curva 5, principalmente) ainda com algumas zonas de humidade mais persistente, os pilotos procuraram ir aos limites. E quando se vai à procura dos limites… surgem as quedas!
Tanto na Q1 como na Q2 foram vários os pilotos a sofrerem quedas. Muitas delas aconteceram na mesma curva, com a frente a escorregar e o piloto a não conseguir recuperar o equilíbrio de forma a prosseguir em pista. Felizmente, nenhuma queda resultou em lesões.

Leia também – MotoGP 2026: Horários completos do Grande Prémio do Brasil
No que à luta pela ‘pole position’ diz respeito, foram inúmeros os pilotos que lançaram a sua candidatura à primeira posição na grelha de partida. Já com muitos a conseguirem rodar no segundo 17 médio/baixo, os tempos foram melhorando volta após volta, com Marc Márquez (Ducati Lenovo Team), Jorge Martín (Aprilia Racing) e Ai Ogura (Trackhouse Racing) a serem inicialmente os mais rápidos.
Depois surgiram os dois italianos vindos da Q1.
Fabio di Giannantonio mostrou que tem a velocidade para discutir as vitórias no Autódromo Internacional Ayrton Senna, e nem mesmo uma queda já nos momentos finais tirou ao italiano da equipa de Valentino Rossi a sua segunda ‘pole position’ da carreira em MotoGP, sendo ele o primeiro a conseguir a ‘pole’ no novo Grande Prémio do Brasil. Di Giannantonio parou o cronómetro em 1m17.410s.
Logo atrás ficou Marco Bezzecchi, que depois de queda anterior esta manhã, recuperou a concentração e logrou um segundo lugar na qualificação para este fim de semana no Brasil. Ficou a apenas 0.070s do compatriota, mas Bezzecchi, após a qualificação, pensa que não tem o ritmo certo para ser verdadeiramente ameaçador no que às vitórias diz respeito.

E a fechar a primeira linha da grelha de partida encontramos Marc Márquez. O campeão de MotoGP estava em modo de ataque ao cronómetro quando uma queda semelhante a tantas outras o fez perder algum tempo precioso quando estamos num circuito novo. O #93 voltou à pista para mais algumas voltas rápidas, mas nunca chegou verdadeiramente a conseguir ameaçar o tempo obtido por Fabio di Giannantonio. O espanhol diz que se está a ‘defender’ bem num circuito que não lhe é favorável. Veremos agora em corrida o que consegue fazer Marc Márquez.
Nesta Qualificação 2 de MotoGP a contar para o Grande Prémio do Brasil temos de destacar a prestação de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha). Ao contrário de tantos outros Grandes Prémios recentes, o ‘El Diablo’ levou a nova Yamaha YZR-M1 com motor V4 ao seu melhor resultado em qualificação até ao momento. Quartararo foi 4º ao conseguir superar num derradeiro esforço Jorge Martín.
O antigo campeão de 2024 parecia a dado momento da Q2 ser dos mais fortes candidatos à ‘pole position’. Mas um exagero na entrada para a curva 10, uma das mais lentas do traçado brasileiro, acabou com o ‘Martinator’ na gravilha e sem hipótese de prosseguir na batalha pela ‘pole position’.
Referir ainda que os 12 primeiros qualificados do GP do Brasil terminaram separados por apenas 1.012s!

Grande Prémio do Brasil – Resultados da Qualificação de MotoGP
1 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) – 1m17.410s
2 – Marco Bezzecchi (Aprilia Racing9 +0.070s
3 – Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) +0.081s
4 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) +0.151s
5 – Jorge Martín (Aprilia Racing) +0.220s
6 – Ai Ogura (Trackhouse Racing) +0.292s
7 – Fermín Aldeguer (BK8 Gresini Racing) +0.305s
8 – Alex Márquez (BK8 Gresini Racing) +0.389s
9 – Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory) +0.624s
10 – Johann Zarco (Castrol Honda LCR) +0.655s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!