O novo Grande Prémio do Brasil de MotoGP teve de tudo. Incluindo muitos problemas! O renovado Autódromo Internacional de Goiânia – Ayrton Senna não se mostrou ao nível que se exige de uma competição como é o Mundial de Velocidade.
As chuvas provocaram inundações que foram resolvidas pela incansável equipa de comissários e seus responsáveis, o asfalto do circuito ficou sujo com a terra das escapatórias reduzindo a aderência disponível, surgiu um buraco em plena reta da meta que obrigou a alterar muito o programa do evento, e, para terminar, este domingo, minutos antes dos semáforos apagarem para dar início ao Grande Prémio do Brasil de MotoGP, a Direção de Corrida reduziu o número de voltas da corrida principal do fim de semana.
Para surpresa de todos, inclusive da Michelin, que através do seu responsável máximo Piero Taramasso já veio a público garantir que não havia problemas com os pneus nem a marca francesa foi consultada antes da decisão ser tomada e anunciada, a Direção de Corrida anunciou que das 31 voltas originalmente previstas, os pilotos de MotoGP apenas teriam de cumprir 23 voltas. Uma redução de 8 voltas à distância total a percorrer.
A justificação, surpreendente, por parte da Direção de Corrida foi de que a decisão de reduzir o número de voltas para 23 voltas neste Grande Prémio do Brasil se ficou a dever à degradação… da pista! Uma situação inusitada, ainda para mais num circuito que foi alvo de profundas renovações para cumprir com a certificação Grau A da Federação Internacional de Motociclismo.

Seja como for, a corrida foi mesmo realizada nestas circunstâncias excecionais. E já com os pilotos nas suas posições na grelha de partida.
O que obrigou as equipas a trabalharem em estratégias alternativas, principalmente com alguns pilotos a optarem por trocar o pneu traseiro do composto Médio pelo Macio. À frente todos optaram pelo composto Duro, tendo em conta que a temperatura hoje no Autódromo Internacional de Goiânia – Ayrton Senna foi bastante mais elevada do que nos dias anteriores.
Assim que os semáforos apagaram, Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) saltou para a liderança. O italiano que não tinha conseguido entrar na discussão pelo pódio na corrida Sprint deste Grande Prémio do Brasil, hoje não se deixou surpreender por ninguém. Colocou a sua Aprilia RS-GP26 na liderança ainda antes da travagem para a primeira curva. E nunca mais foi incomodado.
Bezzecchi rapidamente ganhou uma margem de segurança para os perseguidores. A diferença fixou-se sempre acima de 1,7 segundos, tendo na fase final aumentado para mais de 2 segundos, com o italiano a gerir a corrida a partir da liderança e a não dar sinais de ceder à pressão que era feita à distância.
O #72 da Aprilia Racing venceu de forma dominadora, tornando-se no novo líder da classificação de MotoGP. Bezzecchi é também o primeiro piloto a vencer quatro Grandes Prémios consecutivos com a Aprilia: Portugal e Valência em 2025, Tailândia e Brasil em 2026. É também o primeiro piloto Aprilia a liderar o campeonato desde Aleix Espargaró em 2022. E tornou-se no quinto piloto diferente a conseguir quatro vitórias consecutivas em Grandes Prémios na era moderna, juntando-se a Marc Márquez, Valentino Rossi, Jorge Lorenzo e Francesco Bagnaia.

Mas o domingo de Grande Prémio do Brasil foi também de mais festa para a Aprilia Racing.
A casa de Noale mostra estar numa fase muito boa, a melhor da sua história em MotoGP. A nova RS-GP26 está competitiva e isso ajuda também outros pilotos da marca italiana, como Jorge Martín. O espanhol da Aprilia Racing, que ontem tinha festejado efusivamente o regresso ao pódio mais de 500 dias desde a última vez numa Sprint (Malásia 2024), hoje esteve ainda melhor.
O ‘Martinator’ está de regresso ao topo no MotoGP. Hoje batalhou com Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) e Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46), aproveitando a batalha entre estes dois pilotos da Ducati para subir numa única manobra de 5º a 2º. A partir desse momento o espanhol campeão de 2024 da categoria rainha aumentou o ritmo e deixou para trás os dois rivais, chegando a encurtar a distância em determinados momentos para o seu companheiro de equipa que estava isolado na liderança.
Mas Marco Bezzecchi nunca se deixou surpreender e respondeu sempre às aproximações de Jorge Martín, com o espanhol a ser segundo classificado neste Grande Prémio do Brasil. Um resultado ainda mais relevante porque dá à Aprilia Racing uma inédita dobradinha como equipa de fábrica. Em 2025 já tinham conseguido a dobradinha, então como fabricante, no GP de Valência com Marco Bezzecchi em 1º e Raul Fernández em 2º.

Atrás das duas Aprilia, a luta foi novamente intensa entre Marc Márquez e Fabio di Giannantonio. Tal como na Sprint de sábado, os dois pilotos aos comandos da Desmosedici GP26, deram um grande espetáculo.
Inicialmente parecia que o campeão Marc Márquez iria conseguir levar a melhor, mas a verdade é que Di Giannantonio nunca se deu por vencido e manteve-se sempre muito próximo do espanhol da equipa de fábrica. De tal forma que, invertendo os papéis em comparação com a Sprint, quando Marc errou, já no setor final do traçado brasileiro, foi o italiano a passar numa trajetória interior para assumir então a última posição do pódio.
As posições entre ambos não voltaram a alterar-se e assim tivemos Fabio di Giannantonio a fechar o Grande Prémio do Brasil com mais um pódio.

Grande Prémio do Brasil – Resultados da corrida de MotoGP
1 – Marco Bezzecchi (Aprilia Racing)
2 – Jorge Martín (Aprilia Racing)
3 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46)
4 – Marc Márquez (Ducati Lenovo Team)
5 – Ai Ogura (Trackhouse Racing)
6 – Alex Márquez (BK8 Gresini Racing)
7 – Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory)
8 – Fermín Aldeguer (BK8 Gresini Racing)
9 – Johann Zarco (Castrol Honda LCR)
10 – Raul Fernández (Trackhouse Racing)
Classificação de MotoGP
1 – Marco Bezzecchi – 56 pontos
2 – Jorge Martín – 45 pontos
3 – Pedro Acosta – 42 pontos
4 – Fabio di Giannantonio – 37 pontos
5 – Marc Márquez – 34 pontos
6 – Ai Ogura – 33 pontos
7 – Raul Fernández – 29 pontos
8 – Alex Márquez – 13 pontos
9 – Brad Binder – 13 pontos
10 – Franco Morbidelli – 12 pontos
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!