InícioDesportoMotoGP 2026 – Yamaha suspende participação nos testes de Sepang no dia...

MotoGP 2026 – Yamaha suspende participação nos testes de Sepang no dia em que Joan Mir coloca a Honda no topo

A Yamaha não testou no 2º dia em Sepang depois de detetar um problema na M1 V4. Joan Mir foi o mais rápido entre os pilotos de MotoGP.

-

Foi com chuva a molhar por completo o asfalto do circuito de Sepang que terminou o segundo dia do teste oficial de MotoGP. Uma situação que impediu os pilotos da categoria rainha que marcaram presença em pista de utilizarem a sessão da tarde para realizarem os habituais ataques ao cronómetro.

Isto significa que os melhores tempos dos pilotos no segundo dia foram todos obtidos durante a parte da manhã, com particular destaque para os tempos realizados por Joan Mir (Honda HRC Castrol) e Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46).

Antes disso, já o paddock de Sepang e todos os que estão atentos ao decorrer das atividades em pista neste teste de pré-temporada 2026 ficaram surpreendidos com a ausência de todas as Yamaha YZR-M1. Os responsáveis técnicos da marca de Iwata detetaram, ao longo do primeiro dia, um problema com o novo protótipo com motor V4.

Após análises iniciais, não conseguiram descobrir a causa do problema e por razões de segurança de todos os pilotos em pista, a Yamaha Racing optou por não deixar que os seus pilotos da Monster Energy Yamaha e Prima Pramac Yamaha, bem como os pilotos de teste, saíssem das boxes. Ao que se sabe, este problema não foi a causa da queda de Fabio Quartararo no dia de ontem, que deixou o francês fora de ação com dedo fraturado.

- PUBLICIDADE -

motogp

De acordo com Max Bartolini, diretor técnico da Yamaha Racing, o problema foi detetado quando uma das motos de Quartararo parou em pista no dia de ontem. A partir desse momento a equipa entrou em modo contrarrelógio para descobrir o problema, o que veio a acontecer. A dúvida neste momento está no que é que causou o problema.

Com as YZR-M1 V4 a correrem o risco de ficarem paradas em pista em zonas críticas para os pilotos de MotoGP que estão a testar em Sepang, a Yamaha Racing decidiu que enquanto não for descoberta a causa do problema, as motos não saem para a pista. Max Bartolini diz que a sua equipa está em contacto com a fábrica no Japão para tentarem resolver esta situação técnica, sendo que ainda não é garantida a participação das M1 V4 no terceiro dia do teste oficial de Sepang.

Por outro lado, Bartolini diz que o problema, se se confirmarem as suas suspeitas, será de fácil resolução antes do arranque da temporada. Mas se se confirmar o pior cenário, diz também que a Yamaha Racing tem um plano de recurso que poderá colocar em prática.

Foi então com menos 5 pilotos Yamaha em pista que tivemos Joan Mir a colocar a Honda RC213V no topo da tabela de tempos.

motogp

- PUBLICIDADE -

O piloto espanhol da equipa de fábrica da Honda foi, a par de Franco Morbidelli, um dos dois pilotos que conseguiram rodar no segundo 56. Joan Mir parou o cronómetro em 1m56.874s, cerca de uma décima mais rápido em comparação com o melhor tempo de Morbidelli.

Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46), que utiliza uma Desmosedici GP26 ao contrário de Morbidelli que tem uma Desmosedici GP24, foi o terceiro mais rápido em pista neste segundo dia de teste em Sepang.

Noutras notas de destaque do dia, temos uma aparatosa queda de Alex Márquez (BK8 Gresini Racing) na curva 5 e que deixou a sua Ducati bastante maltratada, o vice-campeão a usar um pacote aerodinâmico diferente na GP26 com pequenos ‘pods’ no guarda-lamas dianteiro, a Honda continua a testar um novo braço oscilante totalmente em fibra de carbono (e que parece estar a dar bons resultados), a KTM começou agora a trabalhar nas famosas asas laterais posicionadas atrás das pernas dos pilotos, enquanto Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) foi apenas 15º.

A Aprilia Racing também estreou uma nova traseira completa na sua RS-GP26. Mais pequena e com novos apêndices verticais e em nova posição.

MotoGP – Resultados do 2º dia do teste de Sepang (tempos combinados)

1 – Joan Mir (Honda HRC Castrol) – 1m56.874s
2 – Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46) – 1m56.983s
3 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) – 1m57.049s
4 – Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory) – 1m57.116s
5 – Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3) – 1m57.126s
6 – Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) – 1m57.141s
7 – Raul Fernández (Trackhouse Racing) – 1m57.274s
8 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m57.302s
9 – Ai Ogura (Trackhouse Racing) – 1m57.376s
10 – Enea Bastianini (Red Bull KTM Tech3) – 1m57.550s

Leia também – Resultados do 1º dia do teste de MotoGP em Sepang

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -