MotoGP: Alex Márquez tem mérito? 

Alex Márquez no lugar de Jorge Lorenzo tem feito correr muita tinta. Mas chega lá por mérito próprio? Tem números que o justifiquem?

Alex Marquez tem méritos?

O desfecho de temporada do MotoGP 2019 fica para a história como um dos mais marcantes da Velocidade Mundial, não só no plano desportivo, mas muito por conta dos movimentos de bastidores após a notícia do abandono de Jorge Lorenzo.

O paddock ficou em rebuliço logo após Jorge Lorenzo anunciar na quinta-feira o ponto final da sua carreira. Ou seja, precisamente após a bandeira xadrez do GP da Comunidade Valenciana. Com esta notícia, depressa surgiram vários rumores de quem seria o seu substituto. O irmão de Marc Márquez, Alex, foi um dos nomes apontados, a par de Johann Zarco, Cal Crutchlow ou Takaaki Nakagami da equipa satélite LCR.

Com a confirmação de que seria mesmo o jovem catalão a escolha da HRC, o Team Manager da equipa Repsol Honda, Alberto Puig, justificou que a decisão teve muito que ver com o facto de Alex Márquez se ter sagrado campeão de Moto2.

“Ficamos com um lugar na equipa. Depois de ponderamos muito, consideramos que dar a oportunidade ao campeão do mundo de Moto2 era o mais justo e o mais correcto. Alex Márquez é o actual campeão de Moto2. E isso foi fundamental para esta decisão. E também porque a Honda está à procura de uma nova geração de pilotos. Alex é campeão do mundo e é um piloto jovem. Se não tivermos em conta o seu apelido, qualquer piloto que ganha este título mereceria esta oportunidade. O único factor de dúvida é o apelido”, considerou Puig.

Os números de Alex Márquez

Olhando para a carreira de Alex Márquez, de 24 anos, registam-se alguns dados estatísticos que justificam os argumentos do Team Manager da equipa Repsol Honda:

Alex Marquez é o único piloto até ao momento que já ganhou um título de Moto2 tendo no seu palmarés também um título de campeão em Moto3;

Alex Marquez esteve no pódio 10 vezes esta época num total de 23 em Moto2, igualando Pol Espargaro. Esteve menos 2 vezes que o seu irmão Marc Márquez;

O jovem piloto catalão obteve 38 pódios – 15 em Moto3 e 23 em Moto2;

Alex Márquez no total conquistou 15 pole positions, sendo 3 em Moto3 e 12 em Moto2;

Alcançou 17 melhores voltas em corrida, com um registo de 7 em Moto3 e 10 em Moto2;

O piloto catalão conta atualmente com 7 épocas completas nos Mundiais de Velocidade, 3 em Moto3 e cinco em Moto2.

Com 24 anos, Alex Márquez chega à classe rainha com um palmarés de respeito, mas com a sombra e o ónus de ser irmão daquele que é o piloto mais bem sucedido da actualidade em MotoGP. Veremos como ambos vão lidar com a circunstância de partilharem a box da HRC em 2020.

Outros artigos:

Oficial: HRC leva Alex Marquez para MotoGP

MotoGP 2020: reviravolta na grelha