O mercado de transferências de pilotos de MotoGP tem estado relativamente calmo, tendo em conta que muitos pilotos têm o seu futuro em aberto. Pelo menos publicamente a situação tem estado relativamente calma. Porém, sabemos que nos bastidores do paddock da categoria rainha decorrem negociações intensas. E um dos pilotos que nos ajuda agora a perceber o que se passa é Alex Rins.
O veterano piloto espanhol e ainda piloto da Monster Energy Yamaha falou à imprensa nos habituais contactos que acontecem antes de um fim de semana de competição. Neste caso antes do Grande Prémio de Espanha de MotoGP, que acontece de 24 a 26 de abril no circuito de Jerez.
Alex Rins, que nos últimos anos tem estado muito abaixo do que já conseguiu mostrar em MotoGP, onde inclusivamente venceu com a Suzuki e com a Honda, sabe que o seu futuro a partir de 2027 está em aberto.
Os resultados menos positivos, as lesões (confessou recentemente que sofre de dores constantes na perna) e a vontade da Yamaha em contratar ‘sangue novo’ para o projeto, deixam Alex Rins com ‘pé e meio’ fora do MotoGP.

Naturalmente, o piloto espanhol procurou saber, durante as semanas que separaram o GP dos Estados Unidos do GP de Espanha, qual será a decisão da cúpula diretiva da Yamaha Racing, liderada por Paolo Pavesio. E a resposta que recebeu, não deixa margem para dúvidas: Alex Rins está fora da Yamaha no final desta temporada.
Em conversa com os jornalistas já no circuito de Jerez, o piloto espanhol surpreendeu ao abordar de forma aberta o que aconteceu e também confirma oficialmente que existe já um piloto contratado para o substituir na equipa de fábrica da Yamaha:
“Eu apenas liguei ao Maio (ndr: Massimo Meregalli, diretor desportivo da Monster Energy Yamaha) para um telefonema normal. Eu tenho uma grande relação com ele. E quando lhe liguei, perguntei de imediato se tinha alguma novidade. E ele não disse nada. Eu disse: ‘Maio’. Ele disse ‘Eu não posso dizer nada, mas vou dizer na mesma, porque tenho uma grande relação contigo. Mas não digas nada em público. Nós já assinámos o segundo piloto. É isso’. Eu tentei saber quem é o piloto, mas ele não disse, como é normal”.
Esta conversa com os jornalistas diz-nos duas coisas.
A primeira, que Alex Rins está fora da Yamaha, da sua equipa oficial. Embora não seja ainda oficial, a sua saída da equipa japonesa significará também o fim da sua carreira como piloto de MotoGP. O experiente piloto espanhol poderá seguir no Mundial Superbike, uma solução que deverá ser seguida por outros pilotos de MotoGP a partir de 2027, sem espaço para continuarem na categoria rainha.
A segunda coisa que ficamos a saber é que a Yamaha Racing já tem um piloto para substituir Alex Rins na equipa de fábrica. Mas quem será esse piloto?

Rins não o diz, mas as informações que vamos obtendo a partir do paddock apontam para Ai Ogura. O japonês já terá assinado com a Yamaha e deixa assim a Aprilia, neste caso a Trackhouse Racing. O próprio Ogura, em Jerez, já foi questionado sobre isto. Inicialmente optou por fugir ao assunto, mas momentos mais tarde em resposta a algumas perguntas sobre os treinos que faz no Japão, acaba por falar nas Yamaha de motocross…
Um ponto importante que podemos destacar do que foi dito por Massimo Meregalli é que o diretor desportivo refere especificamente que já assinaram ‘o segundo piloto’. Isto significa que, supostamente, pois falta a confirmação oficial do contrato assinado, Ai Ogura assina com a Monster Energy Yamaha para ser segundo piloto da equipa.
Falta saber quem será o primeiro piloto, aquele em quem a Yamaha Racing confia que terá capacidade para levar a YZR-M1 ao topo do MotoGP. Mais uma vez, estamos no campo das suposições. Tudo indica que Fabio Quartararo vai sair (provavelmente a caminho da Honda HRC), sendo que para o substituir a Yamaha já terá contratado Jorge Martín.
A ‘dança das cadeiras’ de MotoGP promete aquecer o paddock e este arranque do Grande Prémio de Espanha é já um indicador disso mesmo.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!