MotoGP – Atualização da aquisição da Dorna Sports pela Liberty Media

O acordo que permitirá a aquisição do MotoGP por parte da Liberty Media entra na segunda fase de avaliação pela Comissão Europeia.

motogp

Anunciado oficialmente em abril deste ano, o acordo que permitirá à Liberty Media adquirir o MotoGP, através da compra da Dorna Sports S.L., continua a ser alvo de um processo de avaliação a ser realizado pela Comissão Europeia.

De acordo com o comunicado oficial divulgado há momentos pelos responsáveis do MotoGP, o acordo com a Liberty Media vai agora ser alvo do que se denomina “Segunda Fase” da Investigação, sendo que até agora os termos do acordo foram recebendo ‘luz verde’ por parte das mais diversas entidades.

A Comissão Europeia, e mais precisamente a sua Autoridade da Concorrência, procura com esta longa e profunda análise que está a realizar, perceber se o negócio infringe as regras da concorrência europeias, pois a Liberty Media ficará com a posse dos principais campeonatos de automóveis (Fórmula 1), mas também de motociclismo como é o MotoGP e também o Mundial Superbike, campeonato que, como se sabe, está também sob a orientação da Dorna Sports.

Com o arranque da Segunda Fase da Investigação, todas as partes envolvidas neste negócio acordaram em prolongar os prazos para a concretização do mesmo. E reforçam a ideia de que acreditam que a Comissão Europeia vai mesmo dar ‘luz verde’ para que a aquisição seja mesmo concretizada.

Em reação a esta atualização ao processo de aquisição da Liberty Media, Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, refere que “Esperamos que esta aquisição receba a necessária aprovação europeia e estamos entusiasmados com a oportunidade potencial de trabalhar com a Liberty Media. Entretanto, permanecemos comprometidos com a nossa estratégia de levar o desporto para novos patamares e continuar com o crescimento impressionante, expandindo ainda mais a nossa base de mais de 500 milhões de fãs. Na temporada 2024 vimos um novo recorde de público, passando os 3 milhões de espectadores pela primeira vez. Seis circuitos registaram as melhores audiências de sempre. O GP de França bateu o recorde absoluto de audiência. Olhando em frente, não queremos apenas mais do mesmo, queremos ainda mais e estamos orgulhosos que a nossa estratégia já esteja a dar resultados. Esperamos que os fãs estejam tão entusiasmados como nós estamos sobre o futuro e a nova e incrível temporada que está já aí ao virar da esquina”.

Os responsáveis pelo MotoGP acreditam que a aquisição do campeonato por parte da Liberty Media irá ajudar a fazer crescer a competição, não apenas do ponto de vista das corridas em si, mas também de todo o espetáculo que torna cada Grande Prémio tão especial para milhões de fãs.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!