Com o asfalto do circuito de Mandalika a subir para temperaturas acima dos 50 graus Celsius, criando assim uma atmosfera com condições bastante exigentes para pilotos e motos de MotoGP, disputou-se esta manhã de sábado (hora de Portugal) a corrida Sprint a contar para o Grande Prémio da Indonésia.
A corrida Sprint da categoria rainha teve 13 voltas, sendo que o plantel ficou ainda mais reduzido em relação ao que já estava desde o início.
Isto porque aos ausentes (por lesão) Jorge Martín (Aprilia Racing) e Ai Ogura (Trackhouse Racing), juntou-se agora o espanhol Maverick Viñales. O piloto da Red Bull KTM Tech3 continua a sofrer com dores no ombro e nas costas em resultado da queda no Grande Prémio da Alemanha. ‘Top Gun’ Viñales tem vindo a procurar competir e pilotar a sua KTM RC16 #12 nos últimos Grandes Prémios, mas depois das dores que sentiu e falta de força, o piloto, com a concordância da Tech3, optou por desistir de participar no Grande Prémio da Indonésia.
Com a ausência de Viñales, o plantel de MotoGP viu-se então reduzido a apenas 19 pilotos em pista. E veremos quantos estarão no Grande Prémio da Austrália dentro de duas semanas, pois a Aprilia Racing já confirmou a não participação de Martín, Ogura continua sem conseguir competir, e agora tudo indica que Viñales estará focado em regressar apenas nas rondas finais na Europa: o Grande Prémio de Portugal e o Grande Prémio da Comunidade Valenciana.

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Com tudo isto, tivemos então a corrida Sprint do Grande Prémio da Indonésia.
Marco Bezzecchi arrancava da “pole position” que obteve depois de uma volta alucinante realizada na qualificação algumas horas antes desta corrida. O italiano e a sua Aprilia RS-GP25 pareciam estar intocáveis, mas assim que os semáforos se apagaram, um ‘cavalinho’ no arranque deixou o italiano de Rimini ‘perdido’ em pista e, claro, perdeu com isso muitas posições.
Quem aproveitou essa situação foi Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory), o único a optar por pneu dianteiro de composto duro, ao contrário de todos os outros pilotos que optaram pelo composto macio para as suas motos. O espanhol da KTM batalhou com Fermín Aldeguer (BK8 Gresini Racing) pela liderança nesta Sprint, mas viria a sofrer uma queda que o levou a abandonar a prova e deixar o “rookie” isolado na frente da corrida.
Mais atrás, era Marco Bezzecchi quem estava em modo de recuperação. O arranque desastroso obrigou o italiano a levar a sua Aprilia RS-GP25 ao limite em todas as 13 voltas desta Sprint de MotoGP. Um enorme esforço que viria a ser recompensado com uma grande recuperação.
Passou primeiro por Luca Marini (Honda HRC Castrol), depois centrou a mira em Raul Fernandez (Trackhouse Racing) concretizando a ultrapassagem rapidamente, e mantendo um ritmo por volta impressionante viria a apanhar Aldeguer na frente da corrida já nos momentos finais.

Quando estávamos já com a bandeira de xadrez e fim de Sprint à vista, Marco Bezzecchi tratou de roubar a liderança a Fermín Aldeguer numa manobra bem calculada, travando ligeiramente mais tarde do que o espanhol da Gresini Racing, fechando por completo a trajetória interior, e a partir daí pilotou a sua Aprilia até à bandeira de xadrez cruzando a meta com apenas pouco mais de uma décima de vantagem sobre Aldeguer.
O pódio viria a ficar completo com a presença de Raul Fernández, o espanhol da equipa satélite da Aprilia.
O piloto de Madrid tem estado em crescendo de forma nestas rondas mais recentes de MotoGP, rodando mais vezes entre o Top 10, e nesta Sprint do Grande Prémio da Indonésia confirmou que o 3º lugar na qualificação não foi obra do acaso ao conseguir um muito merecido pódio.
Referência ainda para a Ducati Lenovo Team. Isto porque a equipa de fábrica da marca italiana garantiu já o título de equipas nesta temporada 2025, o que é a boa notícia, mas por outro lado, a corrida Sprint foi completamente atípica para os dois pilotos da equipa.
Marc Márquez, depois de qualificar em 9º, a sua pior qualificação do ano até agora, viria a estar envolvido num incidente com Alex Rins (Monster Energy Yamaha). O espanhol da Yamaha tinha conseguido qualificar em 4º, mas o incidente com o novo campeão de MotoGP tirou-lhe qualquer hipótese de confirmar uma boa classificação na corrida. Marc Márquez foi penalizado com Volta Longa, que cumpriu, e depois disso recuperou do 13º lugar até ao 7º lugar final muito perto de Luca Marini, sendo que o italiano viria a perder o 6º lugar devido à pressão dos pneus na sua Honda RC213V (desceu então a 13º).

Já Francesco Bagnaia, piloto do qual se esperava muito mais neste Grande Prémio da Indonésia após o domínio absoluto no Japão, teve uma corrida para esquecer.
Foi o último classificado na Sprint (14º), e tudo isto acontece numa altura em que o seu nome está envolvido numa situação que tem causado alguma ‘azia’ nos responsáveis da Ducati Lenovo Team, como Davide Tardozzi, por causa de um teste que ‘Pecco’ realizou com a GP24 de Franco Morbidelli em Misano, facilitado pela Pertamina Enduro VR46, uma situação que de acordo com Tardozzi não era para vir a público como aconteceu devido às declarações de Uccio Salucci e do próprio Morbidelli já durante o GP da Indonésia.
Quanto a Miguel Oliveira, a corrida do português não correu tão bem como se antecipava tendo em conta a sua rapidez nas sessões realizadas até à Sprint.
O piloto da Prima Pramac Yamaha arrancou de 10º na grelha de partida e fechou as 13 voltas da corrida nessa mesma posição em pista, mas foi uma posição que teve de recuperar mesmo na última volta ao passar por Brad Binder (Red Bull KTM Factory). Já depois de terminada a corrida, e graças à penalização imposta a Luca Marini devido à pressão errada dos pneus na Honda do italiano, Miguel Oliveira acabou por ganhar uma posição e desta forma foi 9º.
Para Miguel Oliveira, o resultado desta corrida Sprint do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP saberá a pouco, tendo em conta que o #88 se tinha revelado competitivo, confiante e descontraído neste traçado onde já venceu em 2022. Esperaria ganhar mais pontos, mas 1 ponto do 9º lugar é ainda assim um ponto somado à sua classificação.
Aliás, foi mesmo o melhor piloto Yamaha na classificação, o que não dá qualquer ponto adicional, mas mostra mais uma vez que Miguel Oliveira tem talento e rapidez para levar um protótipo de MotoGP ao limite e às boas posições como temos visto neste fim de semana.

Resultados da Sprint de MotoGP do GP da Indonésia
1 – Marco Bezzecchi (Aprilia Racing)
2 – Fermín Aldeguer (BK8 Gresini Racing)
3 – Raul Fernandez (Trackhouse Racing)
4 – Alex Márquez (BK8 Gresini Racing)
5- Joan Mir (Honda HRC Castrol)
6 – Marc Márquez (Ducati Lenovo Team)
7 – Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46)
8 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46)
9 – Miguel Oliveira (Prima Pramac Yamaha)
10 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)
Classificação de MotoGP
1 – Marc Márquez – 545 pontos
2 – Alex Márquez – 346 pontos
3 – Francesco Bagnaia – 274 pontos
4 – Marco Bezzecchi – 254 pontos
5 – Franco Morbidelli – 199 pontos
6 – Pedro Acosta – 195 pontos
7 – Fabio di Giannantonio – 184 pontos
8 – Fermín Aldeguer – 156 pontos
9 – Fabio Quartararo – 149 pontos
10 – Johann Zarco – 124 pontos
21 – Miguel Oliveira – 27 pontos
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