MotoGP: calendário de 2021, Portugal como reserva

Foi hoje divulgado o calendário de MotoGP de 2021. Tem 20 GPs (uma ainda não atribuído) e não prevê GP de Portugal. O Autódromo Internacional do Algarve está como reserva.

A dorna e a FIM anunciaram hoje o primeiro esboço do calendário de 2021 do Mundial de Velocidade.

O calendário provisório tem 19 datas agendadas, e uma por anunciar, que pertence ao GP da República Checa. O evento checo está dependente do reasfaltamento do circuito.

O Autódromo Internacional do Alagarve é uma das três pistas de reserva, caso algum dos GPs agendados não se possa realizar. Nessa lista de reservas consta também o circuito indonésio de Mandalika e o circuito russo Igora Drive, situado a cerca de 80 quilómetros a norte de São Petersburgo.

Naturalmente, o calendário está sujeito a alterações, principalmente no que diz respeito à evolução da pandemia da Covid-19.Calendário MotoGP 2021

A par do calendário dos grandes prémios foram também divulgadas as datas dos testes de pré-temporada, que serão as seguintes:

MotoGP

Sepang, Malásia (shakedown), 14 a 16 de Fevereiro

Sepang, Malásia, 19 a 21 de Fevereiro

Losail, Qatar, 10 a 12 de Março

Moto3 e Moto2

Jerez, Espanha, 16 a 18 de Março

Carmelo Ezpeleta explica o calendário

«Tentamos regressar à normalidade», diz Carmelo Ezpeleta, o CEO da Dorna Sports. «Falámos com os promotores e fizemos um calendário normal, porque é importante bloquear as datas e saber exactamente quando é que teremos grandes prémios. (…) Obviamente há muitas coisas que ainda não sabemos, e é por isso que incluímos três reservas para usar quando for possível e também tendo em consideração as condições climatéricas de cada localização. A mensagem que quero passar é que tentaremos manter esses dias para os grandes prémios».

Carmelo Ezpeleta

Em relação ao circuito Igora Drive, desconhecido da maioria dos fãs, este abriu as suas portas em 2019, e inclui 10 pistas, da velocidade ao drift, passando pelo motocross e karting.

«Franco Uncini foi ao Igora Drive para o conhecer, e é um complexo fantástico», diz Ezpeleta. «Estamos a estudar a possibilidade de o acrescentar ao calendário. Temos 20 grandes prémios no calendário e isso não é possível,, mas no caso de um dos outros não ser possível, tentaremos colocar o Igora Drive em segundo nas reservas, a seguir a Portimão.»