Foi através de um comunicado oficial divulgado há poucos minutos que a Dorna Sports, liderada por Carmelo Ezpeleta, anunciou a saída de Dan Rossomondo da estrutura organizativa que tem a seu cargo a gestão e promoção do MotoGP. O ainda Diretor Comercial do MotoGP vai manter-se em funções até janeiro de 2026, passando depois a ‘pasta’ ao seu substituto, sendo que ainda não se conhece o nome de quem o irá substituir.
Esta decisão de sair da Dorna Sports e do MotoGP não deixa de ser algo surpreendente. Dan Rossomondo chegou ao campeonato depois de alguns anos a gerir a faceta mais comercial do campeonato norte-americano de basquetebol, a famosa NBA.
Com larga experiência no que ao aumento da visibilidade e gestão de patrocínios diz respeito, Dan Rossomondo entrou no MotoGP em 2023, sendo anunciado por Carmelo Ezpeleta como novo Diretor Comercial do campeonato antes do Grande Prémio das Américas.
O objetivo da sua contratação por parte da Dorna Sports foi claro: aumentar a visibilidade do MotoGP como competição de elite em todo o Mundo, atrair mais fãs para este campeonato e, em simultâneo, dar às equipas as ferramentas para potenciar novos acordos com patrocinadores.
Agora, menos de três anos depois de ser confirmado no cargo, Dan Rossomondo sai de cena, precisamente antes do arranque da nova temporada de MotoGP, uma temporada que antecede a entrada em vigor dos novos regulamentos técnicos para 2027, sendo também uma temporada que surge no seguimento de em 2025 se terem registado novos recordes de assistência nos circuitos, o que confirma que o trabalho liderado por Dan Rossomondo estava a realizar um bom trabalho desse ponto de vista.
No momento em que se confirma a saída de Dan Rossomondo do MotoGP, Carmelo Ezpeleta refere que “O Dan tem sido uma parte importante da evolução comercial da MotoGP e um membro de confiança da nossa equipa de liderança. Estamos agradecidos pela sua dedicação e pelo impacto positivo que ele teve no desporto. Desejamos-lhe tudo de bom para o futuro”.
Por seu lado, Rossomondo destaca que “Gostaria de agradecer ao Carmelo e à equipa por todo o apoio nos últimos três anos. Adorei aprender sobre este desporto incrível e tornei-me um verdadeiro fã. Daqui para frente, estarei a torcer pelo sucesso contínuo do desporto nos Estados Unidos, enquanto regresso para casa para passar mais tempo com minha família”.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!