Dani Pedrosa fora dos primeiros testes

Dani Pedrosa voltou a fracturar a clavícula direita e a recuperação ditará a ausência pelo menos nos primeiros testes de pré-temporada, em Sepang.

Dani Pedrosa

Dani Pedrosa anunciou hoje que os planos de testes com a KTM para a pré-temporada sofreram um revés. O piloto espanhol sofreu uma fractura da clavícula direita que vai exigir alguns meses de recuperação. Pedrosa sofreu uma fractura de esforço que o vai levar de novo à mesa de operações. Depois, seguir-se-á  um pormenorizado plano de recuperação. Na operação Dani Pedrosa levará um enxerto de medula óssea para melhor consolidação do osso lesionado.

«De forma inesperada sofri uma dupla fractura por esforço da clavícula direita, simplesmente num gesto de força», explica o espanhol em comunicado, sem precisar que tipo de actividade estava a fazer. «Ao longo dos anos tive várias fracturas nessa zona e na última vez foi em três partes, deixando-a esclerosada. A parte média não tem fluxo de sangue suficiente, criando osteoporose, pelo que requer uma solução efectiva para regenerar o osso e conseguir a recuperação adequada. Depois de submetido a diversos testes e consultas médicas, a recomendação clara é a recuperação total e a saúde do osso», conclui.

Recuperação exigente

A operação significa que Pedrosa passará nos próximos meses «por um amplo e exigente processo de recuperação física devido à complexidade da dupla fractura por esforço da clavícula direita».
Assim, Dani Pedrosa, peça importante no trabalho de desenvolvimento da KTM RC16 para 2019 na pré-temporada vai falhar os testes de Sepang, agendados para o início de Fevereiro. Resta saber quanto tempo Dani Pedrosa estará em recuperação e se a KTM prevê um substituto para a equipa de testes, da qual faz parte também Mika Kallio.