InícioDesportoMotoGP de volta ao Circuito do Estoril em 2027?

MotoGP de volta ao Circuito do Estoril em 2027?

A Câmara de Cascais quer comprar o Circuito do Estoril e aponta já ao regresso do MotoGP em 2027! Aqui ficam todos os detalhes.

-

Com um comunicado oficial divulgado esta semana, a Câmara Municipal de Cascais (CMC), de forma surpreendente, conseguiu atrair a atenção dos motociclistas fãs do MotoGP.

Isto porque foi nesse comunicado que ficámos a saber que esta autarquia, ainda presidida por Carlos Carreiras, realizou uma reunião com o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, na segunda-feira, onde não só foi discutida a compra do Circuito do Estoril, mas também o regresso do MotoGP ao traçado que tem a Serra de Sintra como cenário de fundo e fica ‘às portas’ de Lisboa.

Foi Nuno Piteira, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, que avançou com estas informações.

Em nota incluída no referido comunicado, ficámos a saber que “Em 2026 faz 30 anos que se realizou o último Grande Prémio no Estoril (de Fórmula 1). Nessa altura iremos reiniciar uma nova etapa deste mítico circuito mundial, ficando a autarquia com a gestão deste equipamento”.

- PUBLICIDADE -

motogp

As conversas com o Governo português já se iniciaram no sentido de avançar com a compra do Circuito do Estoril, gerido atualmente pela Parpública, entidade que agrega as participações do Estado português nas empresas.

Esta não é a primeira vez que a Câmara Municipal de Cascais procura comprar o circuito. Já em 2015 a autarquia tentou concluir o negócio por uma verba a rondar os 5 milhões de euros. Na altura, o Tribunal de Contas chumbou a compra, referindo que a Câmara Municipal de Cascais não tinha competência para gerir um equipamento desportivo como é o Circuito do Estoril.

A Parpública ficou então encarregada de gerir os destinos do circuito, sendo certo que têm existido algumas tentativas de vender o Estoril, ao mesmo tempo que têm existido diversos problemas com a população local que tem vindo a batalhar em tribunal contra o ruído causado pelas atividades do circuito. Ao ponto de, como a Revista Motojornal já aqui lhe contou em detalhe , os famosos track day de moto terem sido completamente excluídos do calendário de eventos.

Agora, parece que a Câmara Municipal de Cascais voltou a ganhar vontade de adquirir o Circuito do Estoril.

A par da aquisição, cujos detalhes foram discutidos na reunião de segunda-feira, a autarquia garante que tem “Total disponibilidade para fazer as intervenções necessárias, em conjunto com parceiros privados”. Isto significará, por exemplo, requalificar infraestruturas como paddock, bancadas ou, por exemplo, avançar para obras de arranjo da pala superior da Bancada Principal.

- PUBLICIDADE -

A pala superior, devido aos danos sofridos durante uma tempestade este ano, o que causa problemas de segurança, obrigou mesmo ao encerramento da Bancada Principal ao público, que atualmente tem como opção assistir a provas ou eventos no Circuito do Estoril na Bancada B, que não tem qualquer proteção contra os elementos climatéricos.

Recordamos que a Parpública, quando anunciou o fim dos track day de motos no Circuito do Estoril, anunciou ainda que não existe previsão para arranjar a pala da Bancada Principal e que a bancada estará indefinidamente fechada ao público.

Presumindo que a compra do Circuito do Estoril avança e as obras para atrair grandes competições motorizadas também são realizadas, a Câmara Municipal de Cascais vai negociar o regresso das maiores competições mundiais a este icónico circuito. Nomeadamente a Fórmula 1, que nos anos mais recentes visitou o Autódromo Internacional do Algarve e a intenção é que regresse em 2028, mas, para nós que gostamos e seguimos mais atentamente o motociclismo, a grande novidade é a intenção de fazer regressar o MotoGP a partir de 2027!

Ficamos agora a aguardar para perceber se e como estas ideias e vontades passam da teoria à prática.

A última vez que o MotoGP visitou o Circuito do Estoril foi na temporada de 2012. Nesse Grande Prémio de Portugal, a vitória ficou para Casey Stoner que então era campeão com a Honda Repsol, e levou a melhor sobre Jorge Lorenzo (Yamaha) e Dani Pedrosa (Honda).

O Circuito do Estoril foi inaugurado em junho de 1972, como um equipamento que se queria de referência para o turismo em Cascais.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -