MotoGP: declaração da Dorna Sports

A Dorna Sports decidiu aclarar a actual situação relativa ao calendário de MotoGP de 2020, reforçando que o objectivo é regressar à actividade assim que for seguro e possível.

A Dorna Sports, empresa que gere o Mundial de Velocidade, decidiu aclarar a actual situação do campeonato. Isto surge na sequência das declarações de Carmelo Ezpeleta em várias entrevistas publicadas nos últimos dias em meios de comunicação europeus, mas principalmente espanhóis: Para muitos parece ter ficado a sensação de que a Dorna já tinha baixado os braços e que não ia haver temporada. Essa é de facto uma possibilidade, mas não o objectivo: esse é retomar a competição assim que for possível e seguro para todos os envolvidos. Abaixo fica a declaração da Dorna Sports, na íntegra.

Declaração da Dorna Sports

«A pandemia do coronavírus está em curso e já resultou em revisões do calendário de 2020 de MotoGP, incluíndo o adiamento e o re-agendamento de um número de eventos. Perante a contínua incerteza, a Dorna Sports gostaria de reafirmar que a correr é a nossa principal prioridade em 2020.

«Na Dorna, continuamos em discussão permanente com a FIM, IRTA, MSMA e os promotores dos grandes prémios, enquanto vamos monitorizando a situação, mantendo os canais de comunicação e apoio entre os pilares do nosso desporto o mais abertos possível. O objectivo de todas as partes envolvidas é começar a correr outra vez assim que for seguro fazê-lo.

«O nosso principal foco tem sido e continuará a ser tentar manter uma temporada de 2020 com o maior número de grandes prémios possível, terminando ainda dentro de 2020. No entanto, agiremos sempre em linha com os conselhos de saúde e segurança dos governos e das relevantes autoridades de saúde.

«Se a pandemia continuar a colocar as nossas vidas e o desporto em pausa por mais tempo do que qualquer um de nós é capaz de prever; e as restrições de viagens continuarem em vigor, apenas como último recurso é que a Dorna Sports considerará discutir o cancelamento da temporada de 2020 com a FIM, IRTA e a MSMA.

«O nosso foco principal para o Mundial de superbike é semelhante, com tantas rondas quantas forem possível, assim que for seguro fazê-las.

«A prioridade de todas as partes envolvidas é competir, em segurança, e trazer aos nossos fãs aquilo que eles adoram: corridas de motos.»