Depois de uma segunda temporada no Mundial Superbike onde voltou a sagrar-se vice-campeão, Nicolò Bulega ganhou um ‘prémio’ que certamente não estava à espera: vai substituir o campeão Marc Márquez nos dois últimos Grandes Prémios da temporada 2025 de MotoGP.
O italiano foi confirmado como piloto substituto na equipa Ducati Lenovo Team no Grande Prémio de Portugal e no de Valência, tendo à sua disposição a Desmosedici GP25 com que Marc Márquez garantiu o título de MotoGP antes de se lesionar na Indonésia.
Nicolò Bulega passou os últimos dias desta semana a testar com a Ducati Corse em Jerez, onde teve a oportunidade de se sentar aos comandos do protótipo de MotoGP da casa de Borgo Panigale. Um teste que começou mal devido à chuva, mas que com o sol a espreitar no circuito andaluz permitiu ao #11 sair para a pista e sentir o que consegue fazer com a Desmosedici GP25.
Este teste em Jerez era particularmente importante. Isto porque Nicolò Bulega e a Ducati Corse não queriam que uma participação esporádica em MotoGP pudesse ter maus resultados para o vice-campeão de Superbike.

Completado o teste em Jerez e, aparentemente, com bons resultados, Nicolò Bulega vai então regressar ao paddock de MotoGP por dois fins de semana. Esta não será a primeira vez que o italiano vai pilotar um protótipo. Iniciou precisamente a sua carreira neste campeonato em 2015 nas Moto3, então com uma aparição única no Grande Prémio de Valência depois de ser coroado campeão europeu da categoria.
De 2016 a 2018 competiu a tempo inteiro em Moto3, tendo subido depois às Moto2 em 2019 e onde voltou a competir por três temporadas.
Depois ‘saltou’ para o Mundial Supersport onde foi campeão em 2023, antes de subir às Superbike tendo sido vice-campeão nos últimos dois anos, apenas batido por Toprak Razgatlioglu. Curiosamente, Bulega vai mesmo conseguir competir em MotoGP antes do bicampeão SBK, pois Toprak Razgatlioglu apenas vai iniciar a sua carreira na categoria rainha a partir de 2026.
Sobre a sua participação em MotoGP em substituição de Marc Márquez, Nicolò Bulega refere que “Estou muito feliz por poder terminar uma temporada como esta com uma surpresa de última hora. Fazer a estreia no MotoGP é o sonho de qualquer criança que aspira a ser piloto. Além disso, poder pilotar a moto campeã mundial nas duas últimas corridas de 2025 torna tudo ainda mais emocionante. Será uma grande aposta; não tenho expectativas. Vou encarar esta experiência com calma, principalmente porque, até agora, só pude testar a Desmosedici GP em Jerez. Dito isso, estou certamente motivado para dar tudo de mim. Agradeço à Ducati e à Ducati Corse pela confiança, a Claudio, Gigi, Mauro, Davide, Stefano e Serafino por todo o seu apoio e à equipa Aruba.it Racing, com quem terminámos a temporada como protagonistas”.

Quem também não esconde a sua satisfação por ver Nicolò Bulega em MotoGP é Gigi Dall’Igna, o diretor-geral da Ducati Corse.
Dall’Igna, que tem liderado com muito sucesso o projeto desportivo da marca de Borgo Panigale, realça que “Estou muito feliz em ver o Nicolò a trabalhar na Desmosedici GP. O Nicolò faz parte da família Ducati Corse desde 2022, quando o queríamos para pilotar a moto de Supersport. Acreditamos nele e ele recompensou-nos com duas temporadas como protagonista absoluto em Superbike, onde ficou perto do título e se tornou na nossa referência como piloto. Além disso, para o próximo ano confirmamos o seu compromisso, ao lado do Michele Pirro, no desenvolvimento da Desmosedici GP com novos pneus, e a oportunidade de correr nos dois últimos Grandes Prémios é a melhor maneira de começar a trabalhar nessa nova função como piloto de testes. Certamente será exigente, mas espero que ele consiga aproveitar essa experiência: para um jovem piloto, estrear na categoria principal do nosso desporto é uma grande satisfação”.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!