MotoGP: duração das provas sofre alterações

Com o objectivo de todas as provas do MotoGP terem a mesma distância a partir de 2019, haverá alterações já esta temporada.

A FIM anunciou que pretende uniformizar a distâncias de todas as categorias do MotoGP e que essa transição se começará a reflectir-se já este ano. Segundo revelou em comunicado, esta alteração deve-se à tentativa de todas as provas terem uma mesma duração, o que beneficiará as estruturas das transmissões televisivas. Além do mais, com as limitações de reabastecimentos regulamentares e o uso de motores na categoria maior, não é possível aumentar o tempo de provas de alguns GP e diminuir outras. Assim sendo, serão sete os GP que esta época de 2018 serão “encurtados” uma volta, a saber GP Américas, GP França, GP Catalunha, GP República Checa e GP de San Marino. Ao GP de Espanha serão retiradas duas voltas e ao GP de Valência três.

No Moto2 e Moto3, porém, haverá duas etapas, de modo a que as equipas envolvidas tenham tempo para se adaptarem à nova realidade. Os GP de Moto3 das Américas, Espanha, Catalunha, República Checa, Aragão, Malásia e Valência serão encurtados em uma volta, enquanto o GP de França será encurtado em duas voltas.

Já o Moto2 verá a sua distância encurtada em uma volta nos GP das Américas, França, Catalunha, Alemanha, República Checa, San Marino, Japão e Malásia. Os GP de Espanha e Valência terão menos duas voltas em 2018.

Em 2019, haverá ainda uma maior redução d1e voltas no Moto2 e Moto3.