MotoGP Espanha 2022 – Bagnaia vence e Miguel Oliveira mostra o seu talento

Grande vitória de Francesco Bagnaia que liderou de início ao fim o Grande Prémio de Espanha. Em Jerez, Miguel Oliveira voltou a mostrar o seu talento e termina em 12º depois de excelente arranque e enorme recuperação.

Miguel Oliveira

O Grande Prémio de Espanha 2022 pode não ter sido a corrida mais espetacular em termos de ultrapassagens, mas foram 25 voltas de elevada intensidade de início ao fim, e onde Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) se tornou no quinto vencedor diferente em MotoGP este ano, numa corrida onde o português Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) fez um daqueles seus arranques e mostrou o seu talento para terminar nos pontos no que era, até à corrida, um fim de semana com muitas dificuldades.

Com o circuito Jerez Ángel Nieto repleto de fãs nas bancadas, fãs que ainda o sol não tinha nascido no horizonte e já enchiam o circuito andaluz, a temperatura ambiente subiu bastante e com o asfalto a escaldar, literalmente, a escolha de pneus Michelin foi unânime em MotoGP, com todos os pilotos a optarem pelo composto duro para a roda dianteira e médio para a traseira.

Quando os semáforos apagaram e começaram assim as 25 voltas do Grande Prémio de Espanha, Francesco Bagnaia rapidamente defendeu a sua “pole position”, garantiu o “holeshot”, e a partir daí não cometeu qualquer erro ao longo de toda a corrida.

Miguel OliveiraCom um ritmo de corrida fantástico e com Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) logo atrás o tempo todo, o piloto italiano foi mascarando a sua lesão no ombro e levando a sua Ducati Desmosedici GP sempre na liderança.

Enquanto isso, Miguel Oliveira e a sua KTM RC16 #88 fizeram um arranque fantástico, daqueles arranques que o piloto português já nos presenteou tantas vezes em MotoGP, e da 21ª posição na grelha de partida, Miguel Oliveira saltou de imediato para 14º na primeira volta.

Pouco depois solidificou o seu resultado em corrida ao assumir a 13ª posição, e por aí ficou grande parte da corrida em Jerez, a sexta da temporada 2022.

Lá na frente, Bagnaia manteve sempre Quartararo a uma distância de segurança, sendo que atrás dos dois primeiros formou-se um grupo interessante, e talvez o mais animado da corrida espanhola. Jack Miller (Ducati Lenovo Team) ia sofrendo a pressão de Marc Márquez (Repsol Honda), enquanto outro espanhol, Aleix Espargaró (Aprilia Racing) mantinha-se a poucos metros dos dois à sua frente na tentativa de aproveitar qualquer erro.

Miguel OliveiraAs ultrapassagens durante a corrida do Grande Prémio de Espanha foram poucas, e apenas o ritmo e intensidade conferiam emoção à prova.

Francesco Bagnaia à entrada das últimas volta parecia estar a sofrer um pouco, em particular a nível do seu ombro, o que o fez baixar ligeiramente o ritmo em algumas voltas. Quartararo aproveitou para levar a sua Yamaha M1 ao limite, mas o francês começou a sentir o pneu dianteiro da sua moto a sobreaquecer e a pressão a aumentar, pelo que não podia exagerar nas travagens e assim manteve-se sempre a cerca de meio segundo do rival italiano.

Até final, e com algumas flutuações na diferença entre ambos, Bagnaia continuou a sua corrida perfeita e cruzou pela primeira vez este ano a linha de meta em MotoGP na primeira posição, com Fabio Quartararo a assegurar mais um excelente pódio e reforçar a sua liderança na classificação de pilotos da categoria rainha.

Quanto ao último lugar do pódio, e tal como referimos, Aleix Espargaró aguardou o seu momento para a atacar. E esse momento apareceu quando Marc Márquez atacou a terceira posição que era de Jack Miller.

Já nas quatro voltas finais, o espanhol da Repsol Honda preparou muito bem o ataque a Miller na entrada da curva 5, descrevendo uma trajetória interior que lhe permitiu colocar-se lado a lado com a Ducati de fábrica e discutir a travagem para a curva 6. Márquez levou a melhor nesse momento, levando Miller atrás de si. Aleix ia-se mantendo expectante.

No final dessa volta, Márquez exagera na travagem para a última curva, sente a frente da sua Honda RC213V a fugir mas consegue mais um daqueles “saves” inacreditáveis, alarga trajetória e vê Jack Miller a seguir esse caminho também, deixando a “porta aberta” para Aleix Espargaró passar.

E o piloto da Aprilia Racing não deixou fugir a oportunidade!

Assim que viu espaço livre à sua frente, Aleix Espargaró lançou ataque ao terceiro lugar e a partir daí revelou um ritmo que nem Marc Márquez nem Jack Miller conseguiram acompanhar. Desta forma a Aprilia subiu novamente ao pódio em MotoGP, a primeira vez que o consegue fazer em duas corridas consecutivas, e Aleix Espargaró mantém-se em boa posição na batalha pelo título.

Por outro lado, convém referir que com este pódio a Aprilia Racing perde a partir da próxima temporada todas as concessões que ainda tinha e terá até final desta temporada. Em 2023 não haverá qualquer fabricante com benefícios das concessões, situação inédita desde que foram introduzidos estes regulamentos.

Com os lugares do pódio definidos, destaque também para Marc Márquez que não se rendeu e mesmo na última volta conseguiu levar a melhor sobre Jack Miller com uma ultrapassagem que deixou um enorme traço de borracha no asfalto da curva 8. Os dois terminaram então na 4ª e 5ª posição, respetivamente.

Miguel OliveiraRegressando à corrida e ao que fez Miguel Oliveira, depois de muitas voltas isolado em 13º, ascendeu a 12º com a queda de Johann Zarco (Pramac Ducati). Uma corrida realizada no meio do pelotão de MotoGP, em elevadas temperaturas que acabam por levar a um desgaste maior, quer físico e mental, quer também ao nível dos pneus da sua KTM RC16, o que acaba sempre por comprometer o resultado final em corrida.

Ainda assim, e apesar do 12º lugar em corrida não ser claramente a posição que Miguel Oliveira deseja e tem como objetivo, este acaba por ser um bom resultado e que lhe garante mais quatro pontos para as contas do campeonato de MotoGP.

Um resultado mais uma vez complicado pela má qualificação que foi afetada pelo problema técnico no sistema de ajuste da altura da sua RC16, mas que claramente é positivo tendo em conta as dificuldades sentidas pelo português ao longo do fim de semana de Grande Prémio de Espanha.

A próxima ronda do Mundial de Velocidade é o Grande Prémio de França em Le Mans, dias 13 a 15 de maio.

Como sempre, fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as novidades de MotoGP e com especial foco nas performances e resultados que envolvem Miguel Oliveira.

MotoGP – Resultados da corrida do GP de Espanha

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

2 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) +0.285s

3 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) +10.977s

4 – Marc Márquez (Repsol Honda) +12.676s

5 – Jack Miller (Ducati Lenovo Team) +12.957s

6 – Joan Mir (Suzuki Ecstar) +13.934s

7 – Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR) +14.929s

8 – Enea Bastianini (Gresini Racing) +18.436s

9 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) +18.830s

10 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) +20.056s

11 – Pol Espargaró (Repsol Honda) +20.856s

12 – Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) +23.131s

MotoGP – classificação após GP de Espanha

1 – Fabio Quartararo – 89 pontos

2 – Aleix Espargaró – 82 pontos

3 – Enea Bastianini – 69 pontos

4 – Alex Rins – 69 pontos

5 – Francesco Bagnaia – 56 pontos

10 – Miguel Oliveira – 43 pontos