MotoGP: Ezpeleta fala sobre o possível arranque em Jerez

Carmelo Ezpeleta faz mais um ponto da situação sobre os calendários de MotoGP e Mundial de SBK para esta temporada de 2020.

Depois do acordo feito ontem com as autoridades andaluzas para a realização de três eventos em Jerez, Carmelo Ezpeleta faz o ponto da situação.

O CEO da Dorna Sports está esperançado em conseguir fazer regressar às pistas os Mundiais de Velocidade e de Superbike, em Julho. Continuam as conversações com outros países, segundo Ezpeleta.

Ontem foi feito um acordo para propor a realização de dois grandes prémios em Jerez em Julho, pode falar-nos disso?

«Ontem tivemos uma reunião, o Vice-Presidente do Governo Regional da Andaluzia, a Presidente da Câmara de Jerez e eu; e acordámos em propor a realização de dois eventos de MotoGP e um de Superbike em Jerez, a 19 e 26 de Julho, e no primeiro fim-de-semana de Agosto, respectivamente. Acordámos as condições e em como isso poderia ser feito, e a nossa ideia é propor ao governo espanhol a possibilidade de estes eventos seguirem o protocolo que estamos a criar. Estamos à espera da resposta oficial do governo espanhol relativamente a essa matéria. Pensamos que é algo com o qual estaremos em ligação na próxima semana na sequência de várias reuniões, e finalmente saberemos se isto será suficiente para tornar possível ter estes grandes prémios nessas datas.»

Esperamos então uma confirmação oficial do governo espanhol. Sabemos quando poderemos ter uma actualização?

«Começaremos a falar à medida que uma nova situação surja em Espanha, e então na próxima iniciaremos as conversações sobre esses grandes prémios.»

Pilotos poderão testar antes do primeiro GP

Há a possibilidade de fazer testes no circuito antes da primeira corrida? Para as três categorias?

«Sim. A nossa proposta é para ter um teste na quarta-feira anterior ao primeiro grande prémio.»

Há alguma actualização de um potencial calendário para esta temporada? O que acha sobre isto?

«Estamos em procedimentos semelhantes com os governos de cada país que pretendemos visitar. Decididamente. Estamos a olhar para diferentes datas, mas também esperamos o calendário da F1 – e será difícil, porque num curto período haverá muitos eventos – para tentar evitar colidir com as datas da F1.»

Mundial de SBK na mesma expectativa

E o Mundial de Superbike? Qual é a situação?

«Ainda estamos em discussões. Temos a confirmação de Jerez de que é possível fazer a prova ali. Não sabemos exactamente, o Mundial de SBK está em conversações com diversos países para saber exactamente quais são as possibilidades, e obviamente faremos o mesmo com MotoGP; quando soubermos exactamente qual é a situação, e os calendários e as possibilidades de realização de eventos em diferentes países, anunciaremos o novo calendário. No acordo com o governo andaluz e a cidade de Jerez incluímos um evento do Mundial de Superbike.»

O plano em Jerez é ter a ronda das Superbike depois dos grandes prémios de MotoGP. Isso é algo que poderia acontecer também noutros circuitos, ou é apenas para Jerez?

«No Mundial de Superbike temos a mesma situação que em MotoGP: a primeira coisa é ter permissão para realizar corridas e depois veremos que corridas podem ser realizadas… tudo está em aberto, tal como em MotoGP, mas temos o plano de começar assim que for possível e acreditamos que poderá ser em meados ou no final de Julho na Europa. Há um evento de Superbike na Argentina [ndr.: de 9 a 11 de Setembro], precisamos de ver isso, mas é o nosso plano manter mais ou menos o mesmo calendário – em termos de confirmação – como em MotoGP, por isso achamos que no início de Junho teremos uma ideia mais clara do que poderemos fazer com ambos.»

Ler também:

Mundial de SBK: ronda de Oschersleben cancelada