MotoGP – Franco Morbidelli confirmado na Prima Pramac Ducati

Franco Morbidelli será piloto da Prima Pramac Ducati em 2024 e os lugares livres em MotoGP são cada vez menos.

franco morbidelli

A equipa Prima Pramac Ducati acaba de anunciar a contratação do italiano Franco Morbidelli para defender as suas cores na temporada 2024 de MotoGP. A confirmação de hoje foi apenas o oficializar de uma situação que há muito se aguardava, com o vice-campeão de MotoGP 2020 a sair da Monster Energy Yamaha depois de algumas temporadas marcadas por resultados abaixo do esperado e lesões.

Morbidelli será então companheiro de equipa de Jorge Martin na Prima Pramac, e os dois terão as Ducati Desmosedici GP24 iguais às motos da equipa de fábrica.

Vice-campeão de MotoGP em 2020, apenas batido por Joan Mir na Suzuki, Morbidelli leva consigo para a sua nova aventura na Pramac o título de campeão do mundo de Moto2 em 2017, e ainda o título europeu de Supertstock 600 que conquistou em 2013.

franco morbidelliPara a Pramac Racing, que desde a saída de Francesco Bagnaia para a Ducati Lenovo Team não compete com nenhum piloto italiano, a chegada de Franco Morbidelli já motivou uma óbvia reação de Paolo Campinoti, o máximo responsável pela estrutura italiana:

“Estou muito feliz que o Franco se junte à nossa família em 2024. Tenho uma excelente relação com ele, e ele demonstrou ser um campeão em múltiplas ocasiões. Estou confiante que na nossa equipa ele vai encontrar as condições para poder lutar pelas posições que merece”.

Quem também de mostra muito satisfeito com a chegada de Morbidelli à Prima Pramac é Luigi Dall’Igna. O diretor geral da Ducati Corse acredita que aos comandos da Desmosedici GP24, “Franky Morbido” conseguirá regressar às suas melhores performances, algo de que tem estado afastado nos tempos mais recentes:

“É um prazer para nós dar as boas-vindas ao Franco Morbidelli na nossa equipa apoiada pela fábrica Pramac Racing para a próxima temporada desportiva, e a pilotar uma Desmosedici GP oficial. O Franco é um piloto de grande talento e experiência, e em mais do que uma ocasião, ele já mostrou a sua velocidade e força. Estamos confiantes de que em conjunto com a Pramac Racing e graças ao nosso apoio, ele poderá mostrar todo o seu potencial. Estamos entusiasmados para embarcar juntos nesta nova e excitante aventura”.

De momento o piloto italiano ainda não revelou publicamente qualquer reação à oficialização do seu contrato com a Pramac. Provavelmente durante o Grande Prémio da Índia – clique aqui para ver os horários –, Franco Morbidelli terá a oportunidade de abordar a sua mudança da Yamaha para a Ducati na próxima temporada de MotoGP.

Com esta confirmação ficam ainda menos lugares vagos para preencher entre as equipas da categoria rainha. Neste momento apenas existem, pelo menos de forma oficial, duas vagas: uma na LCR Honda (provavelmente para a continuidade de Takaaki Nakagami) e outra vaga na Gresini Racing, um lugar para o qual muitos apontam Marc Márquez, sem que até ao momento o espanhol confirme esses rumores.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!