MotoGP: Hafizh Syahrin confirmado na Tech 3

Depois de ter testado com a equipa em Buriram, Hafizh Syahrin foi contratado para a Monster Yamaha Tech 3.

Hafizh Syahrin na Tech3
Hafizh Syahrin, depois de se ter estreado em MotoGP nos passados testes de Buriram, foi confirmado como piloto da Monster Yamaha Tech 3 para 2018.

Hafizh Syahrin, depois de se ter estreado em MotoGP nos passados testes de Buriram, foi confirmado como piloto da Monster Yamaha Tech 3 para 2018.

O piloto malaio tinha sido recrutado para substituir Jonas Folger nos testes da Tailândia.  Estes testes serviram também de estágio e avaliação para uma possível contratação. E foi isso que aconteceu.

Nos três dias passados no Circuito Internacional Chang na Tailândia Syahrin mostrou uma boa adaptação à Yamaha M1; ‘El Pescao’, como foi baptizado em Espanha, terminou os testes na frente de Karel Abraham e Xavier Simeon, tendo ficado a 1,756 do melhor tempo registado por Dani Pedrosa.

Quando no início de Fevereiro foi anunciada a contratação de Zulfahmi Khairudin para o lugar de Syahrin na SIC Racing Team, os rumores ganharam força: Hafizh Syahrin podia estar a caminho das MotoGP, com a Tech 3. Isso veio a confirmar-se com a equipa francesa a anunciar o recrutamento do malaio, mas só para os testes da Tailândia. Mas Poncharal não escondeu a possibilidade de Pescao ficar para toda a temporada, o que acaba agora de ser confirmado.

«Estou incrivelmente deliciado depois de ter recebido as boas notícias, de que serei piloto da Tech 3 em 2018. Depois de três grandes e interessantes dias de testes em Buriram, onde aprendi muito, quero agradecer de novo à minha equipa, especialmente ao Nico e Maxime, mas também ao Johann e ao Laurent pelos seus conselhos», disse um muito feliz Syahrin. «Realmente aprendi a controlar uma MotoGP, o que é ainda inacreditável para mim. Tentarei dar o meu melhor e darei tudo o que tenho este ano. Tenho que agradecer ao Hervé, à Yamaha, Monster e a toda a equipa Tech3 por acreditarem em mim e darem-me esta fantástica oportunidade.»

A estreia de Hafizh Syahrin

Syahrin está no Mundial de Velocidade como piloto permanente desde 2014, mas nos três anos anteriores tinha participado como wild card. Primeiro apenas no GP da Malásia nos dois primeiros, e depois, em 2013 em quatro grandes prémios. Em 2012 fez mesmo grande furor ao terminar a corrida em 3.º lugar depois de qualificar em 27.º e fazer uma grande recuperação numa corrida marcada pela chuva.

Sempre na categoria de Moto2, Syahrin só regressaria ao pódio em 2017. A sua melhor temporada foi a de 2016, quando terminou o ano em 9.º.

Agora Hafizh Syahrin, com 23 anos, tem agora a possibilidade de se estrear em MotoGP. Será a primeira vez que, depois de 27 visitas do Mundial à Malásia, o entusiasta público malaio vai poder puxar por um piloto da casa na categoria rainha no próximo GP da Malásia, no início de Novembro.