Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad World SBK) é atualmente um dos pilotos mais talentosos do Mundial Superbike (SBK). Não só é o Campeão em título com a BMW Motorrad M 1000 RR, como tem dois títulos da categoria no seu currículo. É um daqueles pilotos que consegue por si só atrair fãs para os circuitos e para o motociclismo, e, naturalmente, a lista de interessados na sua contratação vai crescendo.
Há muito que se fala que o piloto turco tem como sonho competir em MotoGP.
Porém, por uma ou outra razão, ‘Stoprak’ tem permanecido no paddock de Superbike, trocando de fabricante (Kawasaki, Yamaha e agora BMW Motorrad), somando vitórias, recordes e títulos. A mudança para a categoria rainha sempre ficou numa espécie de ‘segundo plano’.
Depois do título conquistado com a M 1000 RR no ano passado, muito se falou que poderíamos ter Toprak Razgatlioglu a mudar-se para MotoGP. Obviamente a mudança não aconteceu para 2025, o piloto continua com a marca alemã em Superbike. Mas agora o tema volta a ser falado, e com o seu empresário e antigo piloto e campeão de Supersport, Kenan Sofuoglu, a deixar publicamente a ideia de que existe já uma solução para que a mudança passe de um sonho à realidade.
Durante a ronda de Assen do Mundial SBK, Kenan Sofuoglu, em declarações à imprensa, deixou ‘escapar’ que Razgatlioglu tem vindo a trabalhar num caminho que o pode levar a atingir o MotoGP já a partir de 2026.
O empresário refere que “Nas últimas duas semanas temos trabalhado para perceber como tornar este plano em algo concreto. Encontrámos uma solução, mas não posso anunciar ainda, porque neste momento estamos a discutir e avaliar todos os detalhes. Se esta oportunidade ficar definida, dentro de poucos dias teremos encontrado o projeto para começar a trabalhar”, começou por dizer.
Confirmando que se encontrou com um fabricante na sexta-feira durante o primeiro dia de treinos em Assen, Sofuoglu diz que Toprak, embora sonhe com a passagem para MotoGP tem ainda uma forte ligação com a BMW Motorrad, e caso fique em Superbike a ideia será renovar contrato com a marca alemã, pois esse é o projeto que mais lhe interessa.
O empresário do piloto diz mesmo que se fosse para sair para outra equipa deste campeonato, já o poderia ter feito no final de 2024.
Com a mudança para o MotoGP a ser praticamente um dado adquirido, começam agora as especulações sobre qual a equipa ou fabricante que poderia receber Toprak Razgatlioglu a partir de 2026.
Mais uma vez, Sofuoglu, nas suas declarações públicas, não deixa grande espaço para a imaginação:
“É claro que a Yamaha está interessada nele, mas temos de ver o que acontece nas próximas semanas. Existem duas oportunidades em MotoGP: Yamaha e Honda. Mas ao mesmo tempo continuo a acreditar na BMW aqui em Superbike. O facto é que o sonho e desejo do Toprak é competir em MotoGP”, antes de lançar a maior indicação clara de qual poderá ser o futuro do piloto turco ao referir que “A Pramac é agora uma equipa de fábrica e os seus pilotos podem competir em pé de igualdade com os pilotos Yamaha e até conseguem batê-los. O Toprak sabe disto e isso (competir numa equipa satélite em vez de equipa de fábrica) já não é problema para ele. Ele quer o apoio do fabricante e uma moto de fábrica, a cor da moto não o preocupa. Por acaso, algumas vezes um patrocinador como a Red Bull pode mudar a história (ndr: Red Bull é patrocinador pessoal do piloto). Obviamente a Yamaha tem outro patrocinador, mas numa M1 com outra cor, seria possível. A Yamaha, contudo, é apenas um exemplo e não significa que já tenha assinado com eles. Mas o Toprak está muito entusiasmado com esta ideia de MotoGP, mas agora é muito cedo para falar mais nisto”.
A ajudar a criar esta denominada ‘solução’ que levará à mudança de Toprak Razgatlioglu para MotoGP, e, presumivelmente, tendo em conta as palavras do seu empresário, para a Prima Pramac Yamaha, está o facto de que o responsável máximo da Yamaha Racing passou desde final do ano passado a ser Paolo Pavesio que substituiu Lin Jarvis.
Toprak e Pavesio mantêm uma forte relação de amizade que vem dos anos em que o piloto competiu pela equipa oficial da Yamaha em Superbike, e onde conquistou o seu primeiro título com a YZF-R1. E, naturalmente, essa relação poderá então ajudar a desbloquear alguns dos detalhes que Kenan Sofuoglu refere que estão a ser discutidos.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!