Esta madrugada de sábado (hora portuguesa) e já depois de realizado o Treino Livre 2 de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Indonésia, disputaram-se as duas sessões de qualificação da categoria rainha.
Com o asfalto do circuito de Mandalika a subir muito de temperatura neste segundo dia de Grande Prémio da Indonésia, os pilotos enfrentaram novos desafios, sendo que na procura pelos limites e tempos rápidos, alguns acabaram mesmo por sofrer quedas.
Entre os pilotos que sentiram o amargo sabor do asfalto e escapatórias do traçado indonésio esteve Miguel Oliveira. O português da Prima Pramac Yamaha, que depois de entrar diretamente na Qualificação 2 após uma excelente prestação na sexta-feira, continua em boa forma neste segundo dia de Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mesmo não tendo evitado a queda nos momentos finais do TL2, sem grandes consequências para si ou para a sua Yamaha YZR-M1.
Na Qualificação 1, que contou com diversos pilotos que habitualmente vemos na Qualificação 2 de forma direta, passaram Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) e ainda o novo campeão de MotoGP, o espanhol Marc Márquez (Ducati Lenovo Team). Refira-se que o já coroado campeão do mundo está a ter um fim de semana muito abaixo do normal, e foram várias as vezes que evitou uma queda no limite.

Leia também – MotoGP: Horários do Grande Prémio da Indonésia
Já na Q2, e tendo por base os resultados das sessões anteriores, restavam poucas dúvidas de que o piloto a bater seria Marco Bezzecchi. O italiano da Aprilia Racing tem estado intocável, ou perto disso, nesta visita ao circuito de Mandalika. Numa altura da temporada em que em anos anteriores vimos os pilotos Aprilia a sofrer com as temperaturas mais elevadas, a verdade é que Bezzecchi e a sua RS-GP25 estão a mostrar-se imbatíveis neste Grande Prémio da Indonésia.
É certo que ainda falta o mais importante que são os resultados das corridas.
Mas as diversas voltas rápidas consecutivas realizadas pelo #72, a juntar ao ataque ao cronómetro na Q2 de MotoGP, em que parou o cronómetro em 1m28.832s, novo recorde absoluto e o primeiro piloto de sempre a rodar no segundo 28 neste circuito, fazem de Marco Bezzecchi o claro favorito às vitórias quer na corrida Sprint, quer também na corrida principal do Grande Prémio da Indonésia.
Mas Bezzecchi e a Aprilia não vão ter vida fácil em Mandalika.
Por exemplo, Fermín Aldeguer (BK8 Gresini Racing) está claramente motivado neste que é o seu último fim de semana em que pode conseguir tornar-se no segundo piloto mais jovem de sempre a vencer em MotoGP. O espanhol foi o segundo melhor na qualificação e mostra-se confiante, tendo esta sido a melhor qualificação da carreira de Aldeguer neste seu ano de estreia na categoria.
Confiança é o que também parece não faltar a Raul Fernandez (Trackhouse Racing). Desde o GP da Alemanha de 2023 que o espanhol não sabia o que era qualificar na primeira linha da grelha de partida, e deu aqui na Q2 do Grande Prémio da Indonésia mais uma demonstração de que está em crescendo de forma nesta fase da temporada.
O terceiro melhor tempo com assinatura de Raul Fernandez permite à Aprilia ter as suas duas únicas motos (Jorge Martín e Ai Ogura estão fora de competição por lesão) na primeira linha.

Quanto a Miguel Oliveira, e como referimos, o piloto português depois de uma noite de sexta-feira bem mais descansada do que tem sido norma nesta temporada de MotoGP, e mesmo tendo sofrido a queda no TL2, arranca neste Grande Prémio da Indonésia a sua melhor qualificação do ano: 10º lugar!
O #88 parou o cronómetro em 1m29.851s o que representa uma melhoria, ainda que marginal, em relação ao seu tempo do Treino de sexta-feira que lhe abriu as portas da Q2, e isto significa que teremos o piloto português da Prima Pramac Yamaha a abrir a quarta linha da grelha de partida e com ambições renovadas de conseguir pontuar, quer na corrida Sprint de hoje, quer depois na corrida principal do Grande Prémio da Indonésia.
Destaque, pela positiva, nesta qualificação para o quarto tempo obtido de forma surpreendente por Alex Rins (Monster Energy Yamaha), mas em sentido contrário temos também de realçar as dificuldades de Marc Márquez que não foi além do 9º tempo.
Refira-se que o agora nove vezes campeão mundial nunca venceu em Mandalika (é a par do Autódromo Internacional do Algarve um dos circuitos onde ainda não venceu) e o que tem mostrado até agora neste fim de semana leva a acreditar que ainda não será desta que vai quebrar a sua série de maus resultados no traçado indonésio.

Resultados da Qualificação de MotoGP do GP da Indonésia
1 – Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) – 1m28.832s
2 – Fermín Aldeguer (BK8 Gresini Racing) – 1m29.230s
3 – Raul Fernandez (Trackhouse Racing) – 1m29.284s
4 – Alex Rins (Monster Energy Yamaha) – 1m29.336s
5 – Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory) – 1m29.343s
6 – Luca Marini (Honda HRC Castrol) – 1m29.513s
7 – Alex Márquez (BK8 Gresini Racing) – 1m29.741s
8 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m29.771s
9 – Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) – 1m29.773s
10 – Miguel Oliveira (Prima Pramac Yamaha) – 1m29.851s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!