MotoGP: não há corridas, mas há silly season

Os pilotos de MotoGP aguardam pela sua primeira corrida da temporada, mas alguns têm ainda outro desafio, vencer na silly season.

Por causa da pandemia da Covid-19 os pilotos de MotoGP ainda não tiveram oportunidade de entrar em acção. Mas nos bastidores, a silly season vai tomando forma.

No final deste ano, todos os pilotos da categoria rainha terminam os seus contratos, pelo que se espera a tradicional dança das cadeiras. E esta já começou. Foi logo em Agosto do ano passado, quando Tito Rabat, algo surpreendentemente, renovou com a Reale Avintia Racing por mais dois anos. Ou seja, o piloto espanhol tem montada assegurada até ao final de 2021.

Depois, já este ano, a Yamaha anunciou a renovação com Maverick Viñales na equipa oficial por mais dois anos; seguiu-se a confirmação da promoção de Fabio Quartararo para a equipa oficial Yamaha.

A Honda lançou uma ‘bomba’ ao anunciar a renovação de Marc Marquez por mais quatro anos; ou seja, o campeão mundial estará com o construtor japonês até ao final da temporada de 2024.

Mais recentemente a Suzuki assegurou a manutenção dos seus dois pilotos, Álex Rins e Joan Mir até ao final de 2022.

Agora parece quase seguro que Jack Miller vai ser promovido à equipa oficial Ducati. A dúvida é: para substituir quem? Andrea Dovizioso ou Danilo Petrucci? A outra questão é: quem ocupará o seu lugar na Pramac Ducati?

Jack Miller

Vários candidatos

Numa entrevista ao site oficial do campeonato, Francesco Guidoti, patrão da Pramac Ducati, revela – confirmando a promoção de Miller – que havia cinco candidatos. Com a contratação de Álex Marquez pela Honda, essa lista ficou reduzida a quatro. São eles Jorge Martin, Lorenzo Baldassarri, Enea Bastianini e Jorge Navarro.

Mas com o campeonato em stand by e sem possibilidade de confirmar a prestação dos pilotos, a decisão não está fácil.

Para além disso, Ducati conseguiu negociar com Francesco Guidoti de modo a ter uma palavra a dizer na contratação de pilotos para aquela equipa satélite. Isso significa que a Ducati pretende uma estratégia a longo prazo para a sua equipa oficial, investindo em jovens pilotos. Um dos mais apetecidos é Jorge Martin; ainda por cima, se quiser subir a MotoGP já em 2021, o espanhol não deverá ter lugar na equipa KTM uma vez que, aparentemente, esta quer manter a sua formação oficial. Resta a Tech3, onde estão neste momento Miguel Oliveira e o estreante Iker Lecuona. Poderá um deles rumar a outras paragens no final deste ano?

Várias incógnitas

Tudo indica que será Petrucci a deixar o lugar que será ocupado por Miller. E para onde irá Petrux?

Petrux ou Dovi? Quem sai para dar lugar a Miller?

Valentino Rossi é outra incógnita. O veterano italiano queria usar os grandes prémios da primeira metade da temporada para ajudar à sua decisão. Porém os planos sairam gorados por causa da pandemia. As declarações de Rossi à imprensa italiana sugerem que ele quer continuar, e está em conversações com a Petronas Yamaha SRT. O patrão da equipa, o malaio Razlan Razali, já referiu publicamente que prefere apostar num piloto jovem, olhando para o futuro. Indirectamente, Rossi respondeu ao dirigente numa entrevista à SKY Sport; o Dottore disse que, se for para a equipa Petronas, não será para um tour de despedida dos fãs, mas sim para lutar pelo título.

Espera-se um Verão bem quente, com ou sem corridas, mas com uma forte silly season…