Por causa da pandemia da Covid-19 os pilotos de MotoGP ainda não tiveram oportunidade de entrar em acção. Mas nos bastidores, a silly season vai tomando forma.
No final deste ano, todos os pilotos da categoria rainha terminam os seus contratos, pelo que se espera a tradicional dança das cadeiras. E esta já começou. Foi logo em Agosto do ano passado, quando Tito Rabat, algo surpreendentemente, renovou com a Reale Avintia Racing por mais dois anos. Ou seja, o piloto espanhol tem montada assegurada até ao final de 2021.
Depois, já este ano, a Yamaha anunciou a renovação com Maverick Viñales na equipa oficial por mais dois anos; seguiu-se a confirmação da promoção de Fabio Quartararo para a equipa oficial Yamaha.
A Honda lançou uma ‘bomba’ ao anunciar a renovação de Marc Marquez por mais quatro anos; ou seja, o campeão mundial estará com o construtor japonês até ao final da temporada de 2024.
Mais recentemente a Suzuki assegurou a manutenção dos seus dois pilotos, Álex Rins e Joan Mir até ao final de 2022.
Agora parece quase seguro que Jack Miller vai ser promovido à equipa oficial Ducati. A dúvida é: para substituir quem? Andrea Dovizioso ou Danilo Petrucci? A outra questão é: quem ocupará o seu lugar na Pramac Ducati?
Vários candidatos
Numa entrevista ao site oficial do campeonato, Francesco Guidoti, patrão da Pramac Ducati, revela – confirmando a promoção de Miller – que havia cinco candidatos. Com a contratação de Álex Marquez pela Honda, essa lista ficou reduzida a quatro. São eles Jorge Martin, Lorenzo Baldassarri, Enea Bastianini e Jorge Navarro.
Mas com o campeonato em stand by e sem possibilidade de confirmar a prestação dos pilotos, a decisão não está fácil.
Para além disso, Ducati conseguiu negociar com Francesco Guidoti de modo a ter uma palavra a dizer na contratação de pilotos para aquela equipa satélite. Isso significa que a Ducati pretende uma estratégia a longo prazo para a sua equipa oficial, investindo em jovens pilotos. Um dos mais apetecidos é Jorge Martin; ainda por cima, se quiser subir a MotoGP já em 2021, o espanhol não deverá ter lugar na equipa KTM uma vez que, aparentemente, esta quer manter a sua formação oficial. Resta a Tech3, onde estão neste momento Miguel Oliveira e o estreante Iker Lecuona. Poderá um deles rumar a outras paragens no final deste ano?
Várias incógnitas
Tudo indica que será Petrucci a deixar o lugar que será ocupado por Miller. E para onde irá Petrux?
Valentino Rossi é outra incógnita. O veterano italiano queria usar os grandes prémios da primeira metade da temporada para ajudar à sua decisão. Porém os planos sairam gorados por causa da pandemia. As declarações de Rossi à imprensa italiana sugerem que ele quer continuar, e está em conversações com a Petronas Yamaha SRT. O patrão da equipa, o malaio Razlan Razali, já referiu publicamente que prefere apostar num piloto jovem, olhando para o futuro. Indirectamente, Rossi respondeu ao dirigente numa entrevista à SKY Sport; o Dottore disse que, se for para a equipa Petronas, não será para um tour de despedida dos fãs, mas sim para lutar pelo título.
Espera-se um Verão bem quente, com ou sem corridas, mas com uma forte silly season…