MotoGP: os números de cinco eventos virtuais

O GP Virtual da Grã-Bretanha foi o último grande prémio digital do ano. Os cinco eventos, com um total de 10 corridas, foram um sucesso.

O GP Virtual da Grã-Bretanha, no final de Maio, marcou o final dos eventos virtuais de MotoGP. A Dorna faz um balanço muito positivo do total de 10 corridas realizadas nesses eventos.

Nesses eventos participaram 64 pilotos em quatro categorias diferentes. Em MotoGP apenas dois deles participaram nas cinco corridas da categoria rainha; as corridas virtuais não formaram um campeonato, mas se assim fosse, o campeão teria sido Álex Marquez, que arrecadou 86 pontos em quatro corridas, incluíndo duas vitórias. Foram 17 os pilotos de MotoGP que participaram em pelo menos uma corrida. Miguel Oliveira participou em duas. Com um oitavo lugar em Mugello e um sétimo em Jerez arrecadaria 17 pontos, o equivalente ao 13.º lugar da hipotética tabela de pontos final.

Em Moto2 o virtual campeão seria Bo Bendsneyder, enquanto que em Moto3 Gabriel Rodrigo e Stefano Nepa terminaram com o mesmo número de pontos; apenas se realizaram duas corridas de Moto3, tendo conseguido uma vitória cada um.

O impacto mediático dos eventos

Os cinco eventos geraram mais de 3100 artigos digitais e mais de 10 milhões de interacções. Os artigos geraram 331 milhões de impressões e os vídeos tiveram 52 milhões de visualizações. Isto resultou em mais de 31 milhões de minutos de vídeo consumidos, o equivalente a 60 anos de vídeo sem parar.

As corridas tiveram transmissão não só online, nos canais oficiais do campeonato, mas também em várias cadeias de televisão em todo o mundo, incluíndo a portuguesa Sport TV.

Porém, apesar do sucesso virtual numa altura sem corridas ‘a sério’ devido à pandemia, o GP Virtual da Grã-Bretanha foi o último. Não haverá mais grandes prémios virtuais; pelo menos com os pilotos do Mundial, porque as Global Series do MotoGP eSport estão quase a começar. Este ano incluirá a Raising Stars Series; esta espécie de Talent Cup eSport consiste de quatro desafios contra o cronómetro por regiões (Américas, Europa/África, Ásia/Oceania) e três Finais Regionais, uma por região. Os vencedores regionais têm lugar garantido na fase preliminar da temporada de 2021. Mais no site de MotoGP eSport.

Podem ver os destaques da ‘temporada virtual’ no canal de Youtube do campeonato.