MotoGP – Rivola aponta Miguel Oliveira à equipa de fábrica!

Miguel Oliveira vai estrear-se em 2023 com a Aprilia em MotoGP na equipa satélite. Mas em breve poderá estar na equipa de fábrica!

miguel oliveira

Os anunciados e confirmados dois anos de contrato que Miguel Oliveira tem com a Aprilia Racing, poderão rapidamente transformar-se em muitos mais. Isto se acreditarmos nas palavras de Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing, que em declarações ao podcast do jornalista espanhol Manuel Pecino revelou que planeia colocar o piloto português na equipa de fábrica a partir de 2025.

Tudo isto dependerá do que, por exemplo, decidir Aleix Espargaró. O piloto de Granollers é já um dos veteranos do paddock de MotoGP, e teve na temporada passada aquela que podemos considerar a sua melhor temporada, logrando mesmo a sua primeira vitória absoluta no Mundial de Velocidade, ao dominar por completo o Grande Prémio da Argentina. O mais velho dos irmãos Espargaró poderá estar a pensar na reforma após os próximos dois anos com a Aprilia.

E é aqui que Miguel Oliveira entra nas contas de Massimo Rivola para integrar a equipa de fábrica.

miguel oliveiraEsta é uma ideia que certamente deixará Miguel Oliveira, que está a cerca de três meses de se estrear oficialmente em competição com a CryptoData RNF Aprilia no Grande Prémio de Portugal – veja aqui os bilhetes disponíveis e preços –, muito satisfeito.

Recordamos que um dos fatores citados pelo piloto luso para recusar continuar ligado à KTM foi o de deixar de ser piloto de equipa de fábrica, pois a marca austríaca queria colocar o seu piloto mais vencedor em MotoGP novamente na estrutura satélite Tech3, que a partir do próximo ano será GasGas Tech3 Factory Team.

Rivola mostra-se profundo conhecedor das capacidades de pilotar, de trabalho e vencer de Miguel Oliveira.

O responsável italiano que lidera a Aprilia Racing no momento em que a marca de Noale está em claro crescimento em MotoGP, aponta mesmo o piloto português como sendo “Um substituto muito bom (de Aleix Espargaró). O Miguel tem potencial e mostrou que pode vencer corridas”.

miguel oliveiraDe facto, Miguel Oliveira é, do atual plantel de MotoGP, um dos pilotos com mais vitórias na categoria rainha: 5 vitórias, duas delas na temporada 2022.

E a procura por vitórias irá continuar mesmo estando o piloto português inserido na nova equipa satélite CryptoData RNF Aprilia. Até porque, de acordo com Massimo Rivola, Miguel Oliveira não será encarado pela Aprilia Racing como um piloto de desenvolvimento de componentes para a equipa de fábrica.

E para isso acontecer, Miguel Oliveira não será obrigado a utilizar componentes que sejam escolhidos pelos pilotos de fábrica Aleix Espargaró e Maverick Viñales.

O piloto português, se se mostrar mais rápido do que esses pilotos usando um chassis que não é usado por eles, terá a oportunidade de continuar a utilizar os seus componentes preferidos na sua Aprilia RS-GP. Tudo com o objetivo de deixar Miguel Oliveira confortável e adaptar a moto italiana ao seu estilo de condução.

Os benefícios de adotar esta estratégia distinta são claros: por um lado a Aprilia Racing vai conseguir obter mais informação ou informação diferente de um piloto rápido e que consegue vencer em MotoGP. Por outro lado, não obrigando Miguel Oliveira a testar ou desenvolver componentes que não são ao seu gosto, deixará o piloto português mais “livre” para se concentrar na missão de vencer cada Grande Prémio.

Massimo Rivola refere mesmo que “Pessoalmente, considero o Miguel um dos pilotos que se pode bater pelo título, como o Aleix ou o Maverick. Penso que num mundo ideal, ele deverá continuar connosco depois da RNF, no seio da equipa de fábrica”.

Faltará agora perceber várias coisas para que esta mudança do piloto português para a equipa de fábrica Aprilia Racing se concretize: a primeira será a performance em pista. Vitórias ou bons resultados certamente vão ajudar a marca italiana a decidir a favor de Miguel Oliveira. E se os testes em Valência servirem para alguma coisa, os indicadores são muito positivos.

Outra coisa que teremos de perceber é o que pensa fazer Aleix Espargaró. Estará o espanhol interessado em terminar a carreira no final de 2024? E será que conseguirá repetir ou melhorar a performance desta temporada, de forma a justificar a sua presença na equipa de fábrica da Aprilia?

Seja como for, a verdade é que a aventura de Miguel Oliveira com a Aprilia ainda mal começou, e já os responsáveis do departamento de competição da marca de Noale pensam no português como piloto para a sua equipa de fábrica.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar sempre a par de todas as novidades relacionadas com o MotoGP e com especial destaque para o que se passa com Miguel Oliveira. A não perder!