MotoGP: três grandes prémios cancelados

Depois de vários adiamentos, a pandemia do coronavirus origina agora o cancelamento de três grandes prémios do Mundial de Velocidade, Alemanha, Holanda e Finlândia.

O calendário do Mundial de Velocidade já foi alterado inúmeras vezes esta temporada. Até agora as alterações foram adiamentos dos primeiros grandes prémios da temporada; mas agora chegam os cancelamentos: a Dorna acaba de anunciar o cancelamento dos GPs da Alemanha, Holanda e Finlândia. Estes estavam agendados para 21 de Junho, 28 de Junho e  12 de Julho, respectivamente.

«É com grande tristeza que anunciamos o cancelamento destes três importantes grandes prémios no calendário de MotoGP», diz Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports. «O GP da Alemanha realiza-se numa pista realmente única, com uma história incrível, e o Kymiring é um novo palco previsto para receber as corridas de grande prémio pela primeira vez desde 1982. E o icónico Assen TT tinha a honra de ser o único circuito a ter recebido um grande prémio todos os anos, sem interrupções, desde 1949».

A temporada de 2020 estava prevista ser a mais longa da história do campeonato até agora, com 20 grandes prémios. Com o cancelamento de três deles, isso deixa de acontecer. Para além disso, com muitos países a proibirem até Setembro eventos públicos que reunam multidões, é possível que os cancelamentos não fiquem por aqui.

Com o ano a avançar e com vários grandes prémios já adiados para o final do ano, começam a faltar fins-de-semana para arrumar todos. Tailândia, Américas e Argentina já tinham sido empurrados para Outubro e Novembro; Espanha, França, Itália e Catalunha foram também adiados, mas não têm ainda data definida.

Aventa-se a possibilidade de avançar com corridas à porta fechada, e com as equipas a levarem apenas os pessoal estritamente necessário. Isso impediria o acesso do público, mas com as restrições às viagens, e a obrigação de quarentena aos viajantes em muitos países, mesmo essa possibilidade pode não ser viável em tempo útil.

Calendário provisório:

6 – 8 Março Qatar apenas Moto2 Moto3
1 – 3 Maio Espanha Adiado, sem data definida
15 – 17 Maio França Adiado, sem data definida
29 – 31 Maio Itália Adiado, sem data definida
5 – 7 Junho Catalunha Adiado, sem data definida
19 – 21 Junho Alemanha Cancelado
26 – 28 Junho Holanda Cancelado
10 – 12 Julho Finlândia Cancelado
7 – 9 Agosto Rep. Checa
14 – 16 Agosto Áustria
28 – 30 Agsoto Grã-Bretanha
11 – 13 Setembro São Marino
25 – 27 Setembro Aragão
2 – 4 Outubro Tailândia Data original: 20-22 Março
16 – 18 Outubro Japão
23 – 25 Outubro Austrália
30 Out. – 1 Nov. Malásia
13 – 15 Novembro Américas Data original: 3-5 Abril
20 – 21 Novembro Argentina Data original: 17-19 Abril
27 – 29 Novembro Com. Valenciana

 

 

Artigo editado às 12h05 – 29/04/2020 para acrescentar calendário provisório