MotoGP: Viñales mais rápido, Oliveira 11.º nos testes de Jerez

Antes do GP de Espanha, o primeiro para as MotoGP esta temporada, os pilotos tiveram oportunidade de testar no circuito de Jerez-Angel Nieto.

Depois de quase cinco meses sem rodar, os pilotos de MotoGP voltaram à pista hoje, com um dia de treinos antes do GP de Espanha, em Jerez.

Os pilotos de MotoGP rodaram pela última vez no dia 24 de Fevereiro, no Qatar, nos últimos testes de pré-temporada. Agora, depois de todos os adiamentos a cancelamentos por causa da pandemia, o campeonato vai (re)começar e esta quarta-feira foi reservada sessões de treinos extra antes do GP de Espanha no próximo fim-de-semana.

No final de um dia muito quente no circuito andaluz Maveric Viñales registou o melhor tempo – 1’37,793 – a pouco menos de um segundo do recorde absoluto do circuito.

Fabio Quartararo e Marc Marquez ocuparam as posições seguintes, a menos de 0,2 de Viñales.

Oliveira mais rápido de manhã

Miguel Oliveira terminou com o 11.º melhor tempo – 1’38,426 -, com a sua melhor volta a ser realizada na sessão da manhã, com temperatura mais amena. «Foi um bom dia, porque começámos aqui em Jerez com agrelha completa, por isso foi bom para nos compararmos ao resto dos pilotos. A sessão da manhã foi um pouco mais fácil para nós, enquanto que à tarde enfrentámos algumas dificuldades em encontrar aderência e em, fazer a moto curvar. Este será o nosso objectivo a melhorar na sexta-feira», disse o piloto da Red Bull KTM Tech3.

A sessão da tarde foi interrompida pela bandeira vermelha na sequência das quedas de Danilo Petrucci e Álex Marquez. Os dois terão caído por causa do óleo deixado anteriormente pela Aprilia de Aleix Espargaró.

Alex Marquez regressou pelos próprios meios à box da Repsol Honda, enquanto que Danillo Petrucci teve que ser transportado até ao centro médico do circuito. O italiano sofreu um traumatismo craniano, mas deverá estar apto para participar no GP de Espanha.

O GP de Espanha, que devia ter-se realizado em Maio, arranca esta sexta-feira com as primeiras sessões de treinos livres no circuito de Jerez-Angel Nieto, que estará fechado ao público.

Melhores tempos

1 Maverick Viñales Monster Energy Yamaha MotoGP 1’37,793
2 Fabio Quartararo Petronas Yamaha SRT 0,118
3 Marc Marquez Repsol Honda Team 0,148
4 Alex Rins Team Suzuki Ecstar 0,400
5 Valentino Rossi Monster Energy Yamaha MotoGP 0,429
6 Aleix Espargaro Aprilia Racing Team Gresini 0,492
7 Cal Crutchlow LCR Castrol Honda 0,520
8 Jack Miller Pramac Racing 0,555
9 Joan Mir Team Suzuki Ecstar 0,587
10 Francesco Bagnaia Pramac Racing 0,624
11 Miguel Oliveira Red Bull KTM Tech3 0,633