MotoGP: Zarco castigado por provocar queda a Oliveira (vídeo)

Johann Zarco recebeu uma sanção da direção de prova do GP da Grã-Bretanha, depois da manobra que lhe provocou a queda e arrastou consigo Miguel Oliveira.

Durante a corrida  deste fim-de-semana, em Silverstone, Zarco cometeu um erro imperdoável, por impossível de concretizar, ao tentar bater Oliveira por dentro, numa curva à esquerda,  com recurso a uma trajetória impraticável de concluir sem abalroar o português.

Conclusão: Zarco foi ao chão e levou consigo o benjamim da Tech3, num acto do piloto da KTM de fábrica que teve tanto de perigoso como de irresponsável. E isso mesmo foi o que concluiu a direção de prova da corrida após rever o sucedido no final da corrida, tendo decidido aplicar ao francês uma sanção com o recuo em três posições na próxima grelha de partida, na ronda de Misano.

Sobre este episódio, felizmente sem consequências físicas para ambos, Miguel Oliveira depois da corrida referiu que: “Zarco está a passar por um momento negativo, e ele estava demasiado optimista quando chegou lá e tentou me ultrapassar. Foi uma pena o sucedido porque eu estava com um bom ritmo. Estávamos num grupo pequeno. Vi que Petrucci tinha levado o Pol, e sabia que tinha um ritmo melhor. Estava a poupar os meus pneus…  mas nunca pensei que alguém entraria naquela curva assimE sim, isso arruinou o nosso bom fim de semana. Hoje seria possível lutar pelo top 10. É uma pena, mas não podemos mudar nada.”

Miguel Oliveira adiantou ainda que apesar de estar triste com este desfecho em Silverstone, o piloto francês lhe foi pedir desculpas: “Zarco veio ter comigo e pediu-me desculpas. Disse-me que esperava que eu o tivesse visto.

Todavia o piloto de Almada não deixou de fazer um reparo à conduta de Zarco por ter tentado uma manobra descabida, tendo em conta a sua experiência no MotoGP: “Um fracasso estúpido? Deve ser ele a julgar. Zarco tem três anos de experiência no MotoGP, foi duas vezes campeão mundial de Moto2. Devia saber o que fazer em todos os momentos com uma moto de corrida. Mas os erros acontecem. Eu não digo que sei tudo e que eu estou livre de os cometer. Eu já esqueci. (…) Agora é virar a página e pensar em Misano”, finalizou o português da KTM Tech3.