MotoJornal na apresentação das BMW R 18 Transcontinental e R 18 B

Já estamos em Frankfurt, Alemanha, para apresentação das novas BMW R 18 Transcontinental e R 18 B. Fique com as primeiras informações destas duas novas adições à gama R18.

Com a nova R 18 Transcontinental, a BMW procurou acrescentar o carisma das Grand American Tourer à gama R 18. O mesmo sucede com a R 18 B “Bagger”, que oferece uma silhueta particularmente popular nos EUA.

A R 18 Transcontinental apruma-se para viagens e passeios de longa distância num estilo e posturas americanas – tanto em jornadas solitárias quanto com um passageiro e bagagem. A R 18 B, por outro lado, foi projetada como uma “máquina do piloto”, proporcionando um prazer de condução quase egoísta e ideal para aqueles passeios ao sabor do tempo e em solitário.

As características mais destacadas da novo BMW R 18 Transcontinental incluem: carenagem frontal alta com proteção contra vento, defletor de vento e abas. Cockpit com quatro instrumentos redondos analógicos e display colorido TFT de 10,25 polegadas, farol adicional, sistema de som Marshall, barras de proteção do motor, malas, top case, aquecimento dos bancos, acabamento cromado e motor em prata metalizado.

Em contraste, a nova R 18 B despoja-se do que mais caracteriza a sua irmã e dispensa o top case superior e, ao estilo de uma “bagger” de carácter, oferece um para-brisa baixo, um assento mais fino e um motor metálico preto fosco, entre outros detalhes que a enriquecem em quanto modelo “rebelde”.

O coração do novo R 18 Transcontinental e R 18 B é o já conhecido motor boxer de 2 cilindros, o “Big Boxer”, que é um desenvolvimento completamente novo para os modelos R 18. Não apenas a sua aparência impressiona, como também as suas especificações técnicas mostram os seus vínculos à tradição dos motores boxer refrigerados a ar que proporcionaram experiências de condução inspiradoras por mais de sete décadas, desde que a BMW começou a fabricar motos em 1923.

O motor possui uma cilindrada de 1802 cc e é capaz de uma potência de 67 kW (91 cv) às 4750 rpm. Na faixa entre as 2.000 e as 4.000 rpm, esta unidade oferece mais de 150 Nm de binário, entregando-o praticamente de forma plana.

O  chassi das R 18 Transcontinental e R 18 B é composto por uma estrutura de tubo de aço de alça dupla com uma espinha dorsal de peças moldadas em chapa de metal.

Os elementos de suspensão dispensam deliberadamente qualquer opção de ajuste. Em vez disso, a forquilha telescópica e o braço oscilante montado no braço de suspensão com amortecimento, dependente do curso e pré-carga da mola ajustável automaticamente, garantem um controlo superior e um conforto de suspensão responsivo.

De série estas duas unidades contam com o Controlo de Cruzeiro Dinâmico (DCC) que basicamente permite ajustar a velocidade a que o condutor pretende circular e assim deixar de se preocupar com o acelerador. Já o Active Cruise Control (ACC) permite rolar descontraidamente sem que o motociclista tenha de ajustar a velocidade ao veículo da frente. Com o auxílio de sensores de radar integrados na carenagem dianteira, a moto acelera automaticamente para ajustar a velocidade, ou o novo sistema de travões integral  é aplicado de forma autonoma para fins de desaceleração, dependendo da situação da estrada. O ACC também garante curvas mais seguras e, quando necessário, o sistema de controlo de curva reduz automaticamente a velocidade da moto.

A fim de atender às necessidades individuais dos clientes, as novas R 18 Transcontinental e R 18 B também apresentam os três modos de condução “Rain”, “Roll” e “Rock” de série. O equipamento também inclui o ASC (Controlo Automático de Estabilidade), que garante um alto nível de segurança na condução. Além disso, a nova R 18 Transcontinental e R 18 B estão equipadas com o controlo de binário (MSR). Acrescem outras opções, como um sistema de auxílio à marcha atrás que torna as estas manobras numa tarefa mais confortável e a ainda a função Hill Start Control para tornar o arranque em subidas mais fácil.

Sobre a experiência e pormenores de rolar com estas duas novidades da BMW, em breve traremos aqui mais informações uma vez que neste preciso momento estamos em Frankfurt na Alemanha para a sua apresentação dinâmica.

Já são conhecidos os preços das novas BMW R18: a Transcontinental começa nos 29 957€ e a B nos 29 357€. Ambos os modelos já estão disponíveis no mercado nacional.