Motores Triumph nas Moto2 por mais 3 anos

A Triumph e a Dorna acabam de anunciar a prorrogação do contrato de fornecimento de motores para a categoria Moto2 do Mundial de Velocidade.

A Triumph Motorcycles vai continuar a fornecer os seus motores de três cilindros de 765 cc para o Campeonato do Mundo de Moto2 por mais três temporadas. Ou seja de 2022 a 2024.

Desde o início da temporada de 2019, a Triumph forneceu a todas as equipas da categoria intermédia propulsores prontos para a competição baseados no bloco da Street Triple RS. Porém na configuração de competição, este bloco conta com um maior fluxo de ar, oferece maior aceleração e atinge uma potência máxima de mais de 140 cv (um aumento de mais de 17% em relação ao motor de série).

Este motor de 765cc de três cilindros trouxe um aumento de potência à categoria que foi muito bem recebido pelas equipas e pilotos, ao mesmo tempo que transformou o desempenho e o nível de competitividade da categoria.

Em linha com os objetivos da Dorna de aproximar a categoria Moto2 da categoria rainha de MotoGP, o aumento de potência e binário, combinado com um pacote eletrónico mais avançado, tornaram a categoria num campo de desenvolvimento e treino mais relevante. Paralelamente trouxe benefícios significativos para o espetáculo das corridas em si.

Steve Sargent, chefe de produto da Triumph Motorcycles, refere sobre esta extensão de contrato que “A categoria de Moto2 tem sido o ambiente perfeito para testar e demonstrar os benefícios de fiabilidade e desempenho dos nossos motores de três cilindros, com os quais verificamos em cada Grande Prémio que os 20 primeiros na qualificação estão constantemente concentrados num segundo de diferença. Não apenas aumentamos a nossa credibilidade e visibilidade globalmente; Para mim, o sucesso da Moto2 também tem sido um catalisador incrível, reacendendo a paixão pelas corridas dentro da própria marca. Estou muito grato por ter participado desta atividade histórica para a Triumph e estou animado com esta renovação por mais três temporadas. Estamos firmemente comprometidos em fornecer novas melhorias no desempenho do motor e estamos confiantes de que serão apreciadas tanto pelos pilotos quanto pelas equipas ”.

Carlos Ezpeleta, Diretor Geral da Dorna Sports, mostrou-se satisfeito com a continuidade desta parceria: “Os nossos primeiros anos juntos foram muito bem-sucedidos e gostaria de agradecer à Triumph pela ajuda e trabalho árduo durante esses primeiros três anos, especialmente durante a pandemia. A FIM, IRTA e Dorna estão muito felizes com os resultados deste projeto que reforça a consistência na evolução através da Moto3, Moto2 e MotoGP. No geral, estamos satisfeitos com a parceria e felizes com mais três anos juntos. “