Mundial de Enduro em Castelo Branco: Salvini domina

Castelo Branco recebeu a terceira ronda da temporada do Mundial de Enduro. Alex Salvini venceu os dois dias.

Alex Salvini dominou a ronda do Mundial de Enduro em Castelo Branco. O piloto da Husqvarna Jet Zanardo venceu os dois dias da prova organizada pela Escuderia Castelo Branco.

No primeiro dia Salvini esteve quase sempre na frente da classificação; só uma queda na terceira passagem pela Extreme o afastou temporariamente da liderança. Foi Jamie McCanney quem passou para primeiro, mas por pouco tempo, já que a seguir foi ele quem caiu.

No segundo dia Alex Salvini não esteve tão dominador, mas esteve consistente ao longo do dia. Foi só na última Super Test que o piloto italiano assumiu o comando da classificação, e voltou a vencer.

«Foi uma corrida mesmo dura. As especiais hoje eram mais físicas que ontem, porque o piso foi ficando cada vez pior volta após volta e estava muito abrasivo e escavado. Hoje tive um dia comparativamente mais difícil porque fiz uma má primeira especial, em que bati após a terceira curva», explicou o piloto, acrescentando que depois foi «capaz de reduzir a diferença especial a especial. Comecei a sentir-me mais confiante na moto e na segunda passagem comecei a pensar que era possível chegar a primeiro. À partida para última especial estava a cerca de 3 segundos da frente e entrei com tudo. Felizmente tudo correu bem e posso dizer que é um dos melhores fins de semana da minha carreira».

Alex Salvini Mundial de Enduro Castelo Branco
Alex Salvini

Salvini sobe no campeonato

No primeiro dia subiram ao pódio, para além de Salvini, Jamie McCanney (Yamaha) e Cristophe Nambotin (Gas Gas). No segundo, com Salvini de novo no degrau mais alto, estiveram ao seu lado Steve Holcombe (Beta) e de novo Nambotin.

Bradley Freeman (Beta), Alex Salvini e Steve Helcombe foram os vencedores nas categorias E1, E2 e E3, respectivamente; Kirian Mirabet (Honda) venceu em J1 e Matteo Cavallo (Beta) em J2.

No campeonato Salvini e Eero Remes (8.º e 5.º em Portugal) estão agora empatados no topo da tabela, ambos com 84 pontos. Holcombe (78 pontos) e McCanney (73 pontos) ocupam as posições seguintes.

Quanto aos pilotos portugueses, foi um fim-de-semana para esquecer. Diogo Ventura esteve entre os 10 primeiros da geral no primeiro dia. A sua prestação sofreu quando na última Extreme deixou a moto ir abaixo e perdeu tempo, terminando em 14.º da geral e 7.º da classe. No dia seguinte esteve de novo entre os 10 primeiros, mas um impacto mais forte no chão despertou uma antiga lesão no joelho, e foi forçado a abandonar.

Luís Oliveira Oliveira foi afectado por problemas mecânicos e não terminou nenhum dos dias.

A próxima prova é na Estónia, de 1 a 3 de Junho.

Diogo Ventura Mundial de Enduro Castelo Branco
Diogo Ventura