Mundial de MX: divulgado o calendário

O Mundial de MX tem novo calendário e arrancará a 9 de Agosto, com três rondas consecutivas na Letónia; Águeda não tem data definida.

Depois de vários meses de incerteza, adiamentos cancelamentos, a Infront Moto Racing conseguiu finalmente elaborar um calendário para o Mundial de MX.

Para além das duas rondas já realizadas, o calendário prevê mais 16, mas duas delas não têm data ainda definida. Uma das provas ainda sem data é a de Águeda, que anteriormente tinha sido adiada para Outubro. Para além disso, alguns dos GPs inicialmente previstos acabaram por ser cancelados e regressarão em 2021. É o caso dos GP da República Checa, Suécia, Funlândia, Alemanha, Indonésia e Ásia.

Os GPs de Portugal e da Rússia estão dependentes da evolução da pandemia nos respectivos países.

O Motocross das Nações, cuja localização tinha sido alterada para Erné, não se realizará em França. A IMR está a tentar que o evento se realize em Matterley Basin, no Reino Unido. Erné virá a receber o MX das Nações em 2023. Os pilotos que participarem no MX das Nações este ano vão também conquistar pontos para o campeonato, mas a Infront Moto Racing não revelou como, estando ainda a trabalhar no regulamento.

O novo calendário é bastante apertado e praticamente concentrado em três países. Letónia, Itália e Bélgica recebem cada uma três rondas. Para permitir algum tempo de recuperação aos pilotos de MXGP e MX2, os GPs vão realizar-se em apenas um dia em vez de dois. O domingo arranca com sessões de treinos livres e cronometradas, e as corridas arrancam às 12h00. As corridas do Europeu e do Campeonato Feminino realizam-se no sábado.

Calendário Mundial de MX 2020:

1 de Março Matterley Basin Grã-Bretanha
8 de Março Valkenswaard Holanda
9 de Agosto Kegums Letónia
12 de Agosto Kegums Letónia
16 de Agosto Kegums Letónia
6 de Setembro Afyonkarahisar Turquia
16 de Setembro Faenza Itália
20 de Setembro Faenza Itália
27 de Setembro Matterley Bassin Grã-Bretanha
4 de Outubro Mantova Itália
11 de Outubro Arroyomolinos Espanha
18 de Outubro Lommel Bélgica
21 de Outubro Lommel Bélgica
25 de Outubro Lommel Bélgica
1 de Novembro Pietramurata Itália
22 de Novembro Neuquen Argentina
A confirmar Orlyonok Rússia
A confirmar Águeda Portugal