Mundial de Resistência: 8 Horas de Suzuka canceladas

Devido ao aumento de casos de COVID-19, as 8 Horas de Suzuka foram canceladas e substituídas pelas 8 Horas de Most, na República Checa.

A mítica prova de resistência nipónica de Suzuka viu a sua anulação confirmada devido à crise sanitária que se agravou nas últimas semanas no Japão. Com este cancelamento, a organização avançou para uma nova alternativa europeia, desta feita com a realização das 8 Horas de Most, na República Checa, jornada que irá antecipar a ultima prova da temporada para 9 de outubro.

Depois do Mundial de Resistência passar pelo Bol d’Or, jornada a ser realizada nos dias 18 e 19 de setembro em Le Castellet, a primeira edição das 8 Horas de Most será palco da final de 2021 do Campeonato Mundial de Resistência FIM e da Taça do Mundo de Resistência FIM. Os pontos serão contabilizados em 150% conforme o regulamento, ou seja, 45 pontos vão estar em jogo para o vencedor da corrida em cada classe.

Jorge Viegas, presidente da Fédération Internationale de Motocyclisme nota que este cenário estava já acautelado: “Infelizmente, o que mais temíamos aconteceu agora. Um aumento exponencial no número de pessoas infectadas com COVID-19 no Japão após os Jogos Olímpicos significa que o governo japonês não permitirá que as 8 Horas de Suzuka ocorram conforme previsto, apesar dos enormes esforços feitos pela Mobilityland e pela Eurosport Events. Em nome da FIM, gostaria de oferecer uma palavra de optimismo para o futuro, pois estou confiante de que este evento emblemático voltará mais forte do que nunca em 2022. E quando isso acontecer, estaremos lá juntamente com os eventos MFJ, Mobilityland e Eurosport. A fim de manter o número de eventos, vamos ativar o plano B com uma corrida no Autódromo Most, na República Checa, em 9 de outubro. Será um evento misto de carros e motos, como aconteceu na Eslováquia e na Malásia há dois anos.”