Mundial de Resistência: Motores aquecem para as 12h do Estoril

O Mundial de Resistência segue no próximo fim-de-semana para as 12 horas do Estoril, a segunda ronda do campeonato que tem lugar no sábado, 17 de julho.

Ewc_12_H_Estoril_2020_Race_Depart

A segunda jornada do Campeonato do Mundo de Resistência 2021, as 12 Horas do Estoril, terá lugar no próximo Sábado, dia 17 de julho. Com 35 equipas inscritas no campeonato e 31 delas já confirmadas para esta segunda ronda do ano, a acção em pista e no ‘pit-lane’ será certamente intensa ao longo de todo o fim‑de‑semana, desde os treinos livres até á bandeira de xadrêz no final da competição.

Depois de um início de temporada muito disputado em Le Mans, as 12 Horas do Estoril serão seguramente emocionantes. A equipa Yoshimura SERT Motul chega a Portugal na liderança do campeonato, após a vitória das 24 Heures Motos, mas vai contar com a oposição de outros protagonistas que não vão querer perder a chance de vencer em solo luso. A vencedora de 2020 no Estoril, a YART – Yamaha Official EWC Team, seguramente será uma das equipas a querer desafiar a líder que conta com o apoio da Suzuki.

Mas os da Yamaha não serão os únicos em busca de vingança. A FCC TSR Honda França, que terminou em 9º na primeira ronda, após problemas elétricos e uma queda, também irá tentar recuperar o terreno perdido no campeonato. Bem posicionados atrás de Yoshimura SERT Motul após o seu pódio em Le Mans, outras equipas tentarão também um bom resultado. Nomes como a Webike SRC Kawasaki France Trickstar, ou BMW Motorrad World Endurance Team seguramente estarão no Circuito do Estoril com a ambição de alcançar a melhor posição possível entre os três primeiros da classificação mundial.

A ERC Endurance-Ducati, que completou uma corrida de 24 horas pela primeira vez em Le Mans, e terminou em 8º lugar, tentará também fazer melhor, almejando um lugar no pódio.

Durante os testes privados no início da semana de corridas no Estoril, a ERC Endurance-Ducati será apoiada por Lorenzo Zanetti, um piloto de testes da Ducati no campeonato italiano de Superbike CIV, e pelo mecânico-chefe do piloto da World Superbike Ducati Scott Redding – o que demonstra a vontade desta formação chegar mais à fremte.

O Team Yoshimura SERT Motul chega a Portugal com uma vantagem de 16 pontos, mas tudo pode mudar nas 12 Horas do Estoril. Estão disponíveis 30 pontos para o vencedor, mais pontos de bónus para as 5 melhores equipas na grelha de partida, bem como os pontos atribuídos à passagem das 8 horas de corrida.

Classe Superstock em combate no Estoril

Espera-se na classe Superstock uma batalha difícil. A vencedora em Le Mans, a equipa National Motos, terá de defender a sua posição contra alguns rivais altamente motivados, nomeadamente a equipa 18 Sapeurs-Pompiers CMS Motostore, que foi forçada a desistir em Le Mans, além dos restantes opositores das formações BMRT 3D Maxxess Nevers, No Limits Motor Team, Wójcik Racing Team 2, RAC41 ChromeBurner ou ainda do Team 33 Louit April Moto.

Os primeiros treinos livres oficiais das 12 Horas do Estoril têm início, quinta-feira, 15 de julho, pelas 11h00 (hora local).

A corrida está marcada para as 9h00 no sábado, 17 de julho.

Outros artigos:

Mundial de Resistência: Yoshimura SERT Motul vence em Le Mans

O Mundial de Resistência 2021 explicado

15 Factos sobre o Mundial de Resistência 2021