Mundial de Resistência – Yoshimura SERT vai continuar

A decisão da Suzuki Racing de abandonar o Mundial de Resistência FIM não significa o fim da marca neste campeonato.

Mundial de Resistência

Com o departamento de competição Suzuki Racing a ser forçado pela “casa mãe” em Hamamatsu a abandonar os seus projetos desportivos, com destaque para MotoGP, mas também para o Mundial de Resistência FIM, os fãs da marca japonesa temem que não seja possível continuar a ver a GSX-R1000R em pista, uma moto que nas corridas de resistência sempre se mostrou competitiva, e inclusivamente é a campeã em título.

Porém, num comunicado divulgado hoje, 15 de julho, dias depois da Suzuki Racing confirmar que sai de cena no Mundial de Resistência FIM, a equipa Yoshimura SERT deixa a porta aberta para que a “Gixxer” continue a ser uma das motos a lutar pelas vitórias nestas corridas de longa duração.

A Yoshimura SERT (Suzuki Endurance Racing Team) foi uma equipa criada há 18 meses para assumir-se como a estrutura oficial da Suzuki no Mundial de Resistência FIM. Em pouco tempo a equipa conquistou o título em 2021, e em 2022 luta pela revalidação desse troféu.

Mundial de ResistênciaDe acordo com o comunicado, a Yoshimura SERT está pronta para “Preparar da melhor forma possível 2023”.

O que isto significa ao certo ainda não sabemos. Provavelmente significará que terão acesso à Suzuki GSX-R1000R e ao material de competição que a Suzuki Racing tem vindo a desenvolver.

Porém, a equipa deixaria de poder contar com a colaboração oficial da marca japonesa, e passaria a assumir por completo as despesas de formar uma estrutura vencedora. Mas sendo uma equipa com um historial de vitórias como é a Yoshimura SERT, não será complicado arranjarem um parceiro que os ajude a manter a GSX-R em pista.

Mundial de ResistênciaÉ verdade que o comunicado da equipa não deixa grande espaço a certezas para o que será o futuro. Porém, é um sinal de esperança para os fãs, que são esperados pelos responsáveis da Yoshimura SERT na próxima ronda do Mundial de Resistência FIM, no início de agosto: as famosas 8 Horas de Suzuka.

Fique atento a www.motojornal.pt pois vamos continuar a acompanhar todas as novidades relacionadas com a decisão da Suzuki Racing e as suas implicações tanto em MotoGP como também no Mundial de Resistência FIM.