Mundial de SBK: dupla vitória de Rea

Com mais duas vitórias, Jonathan Rea voltou a aumentar a sua vantagem no topo da tabela de pontos do campeonato.

Jonathan Rea Laguna Seca
Jonathan Rea

Jonathan Rea continua a ser o homem a bater no Mundial de Superbike. A oitava ronda realizou-se no circuito de Laguna Seca. Na Califórnia o piloto da Kawasaki obteve a sua segunda dupla vitória da temporada.

Apesar de uma queda nos treinos livres, Jonathan Rea conseguiria ainda conquistar um lugar na primeira fila da grelha; ao seu lado estavam Tom Sykes e Chaz Davis, que averbou a pole position.

Na primeira corrida Davis beneficiou da pole para liderar durante as primeiras voltas; depois cometeu um erro no famoso saca-rolhas. Esse momento foi aproveitado para Jonathan Rea passar pelo piloto da Ducati e assumir o comando. A partir daí o piloto da Kawasaki isolou-se no comando e venceu destacado.

Chaz Davies terminou em segundo, confessando que na segunda metade da corrida não conseguiu acompanhar o ritmo de Rea. No terceiro lugar terminou Alex Lowes, motivado pela vitória na ronda anterior, em Brno.

Alex Lowes Laguna Seca
Alex Lowes

Quem teve o seu pior resultado do ano foi Tom Sykes. O piloto britânico sofreu de problemas no pneu dianteiro desde as primeiras voltas, teve que abrandar o ritmo. Depois de ter rodado em terceiro no início da corrida, terminou em nono.

Rea outra vez

Mesmo saindo da terceira linha da grelha Jonathan Rea voltou a vencer na segunda corrida. Com os pilotos do pódio da primeira corrida na terceira linha da grelha, foi Eugene Laverty, que tinha levado a Aprilia ao quarto lugar, quem saiu da pole position. O irlandês manteve a liderança durante a primeira meia-dúzia de voltas. Jonathan Rea demorou apenas três voltas a chegar ao segundo lugar e mais quatro para ultrpassar Laverty e assumir o comando. Mais uma vez Rea isolou-se na frente para conquistar mais uma vitória.

Pódio da segunda manga, Laguna Seca
Rea, Davies e Laverty no pódio da segunda manga

«Que fim-de-semana incrível. Esperava ser forte aqui, mas não fazia ideia do quão forte. Em duas semanas consecutivas, em Brno e aqui, fomos a referência. Fins-de-semana assim não acontecem muitas vezes, por isso temos que realmente absorvê-los e desfrutar o momento. Uma dupla vitória em Laguna Seca ao sol, não há nada melhor. Há tanta gente à volta da pista. Um grande obrigado à minha equipa, especialmente ao Pere, porque apesar de termos ganho ontem com vantagem, ontem à noite ele mudou a moto totalmente e deu-me maior confiança na dianteira. Funcionou perfeitamente. Foi uma das corridas onde pude absorver tudo o que estava a acontecer, a multidão, o tempo, onde estava; foi realmente uma corrida incrível», disse Rea que aumentou a sua vantagem na liderança do campeonato.

Davies duas vezes segundo

Chaz Davis também conseguiu alcançar e ultrapassar Eugene Laverty, assegurando um novo segundo lugar.

Chaz Davies Laguna Seca
Chaz Davies

«De um modo geral podemos estar satisfeitos com esta ronda. O objectivo é sempre vencer, mas é bom estar de novo na frente, e crio que dei o melhor de mim e de todo o conjunto este fim-de-semana. Estamos de novo na frente depois de um par de rondas difíceis. Não estamos muito longe dos nossos principais rivais, temos apenas que melhorar alguns detalhes. Hoje consegui uma boa partida mas, para ser honesto, tive alguns com problemas com o trem dianteiro e nem sequer estava ainda a puxar muito. Depois as coisas melhoraram, entrei no meu ritmo e subi a segundo. Temos feito progressos nas áreas em que temos tido mais dificuldades recentemente, por temos que ir a Misano e ver se podemos melhorar esses detalhes finais», disse Davies.

Laverty e a Aprilia no pódio

A segunda manga ficará para história como aquela em que Eugene Laverty regressou ao pódio – o que não acontecia desde 2014 – e também o seu primeiro com a Aprilia, sendo também o primeiro para a Milwaukee Aprilia.

Eugene Laverty Laguna Seca
Eugene Laverty

«Foi uma grande corrida e um grande resultado, fez-me lembrar Phillip Island, onde estivemos fortes. As primeiras três voltas correram como planeado, tentei apenas ser cuidadoso e aumentar a liderança. Quando esta moto tem boa aderência é excepcional, por isso tive que pilotar a 90% na primeira parte, e depois comecei a puxar na parte final. Geri bem o meu ritmo e fui passado pelo Johnny [Rea] e pelo Chaz, mas senti-me confortável e sabia que podia aguentar os tipos que vinham atrás, e puxei nas últimas voltas para assegurar o terceiro lugar. Foi um grande fim-de-semana, de um modo geral, ontem foi encorajador e hoje foi ainda melhor, e é bom tirar este peso das costas», disse Laverty.

Com a dupla vitória Jonathan Rea tem agora 75 pontos de vantagem no comando do campeonato quando faltam cinco rondas para o final da temporada. Alex Lowes, com um terceiro e um quarto lugares passou para a frente de Marco Melandri no campeonato, subindo ao quinto lugar.

Todos os resultados aqui.

Tom Sykes, Eddie Lawson e Jonathan Rea
Eddie Lawson visitou o paddock de Laguna Seca e pousou com Tom Sykes e Jonathan Rea junto da ‘superbike’ com que começou a sua carreira na velocidade