Mundial de SBK: primeira dupla de van der Mark

Michael van der Mark conseguiu as suas primeiras vitórias no Mundial de SBK e trouxe a Yamaha de regresso ao lugar mais alto do pódio.

Michael van der Mark e Alex Lowes Donington
Michael van der Mark venceu as duas mangas em Donington

Michael van der Mark fez história na sexta ronda do Mundial de SBK, em Donington. Não só conseguiu as suas primeiras vitórias neste campeonato, como foi o primeiro piloto holandês a vencer no Mundial de Superbike. Para além disso, a Yamaha não vencia desde 2011. Estas foram as primeiras vitórias da Yamaha desde o regresso às superbikes em 2016, depois de quatro anos de ausência. Por outro lado, o holandês não vencia desde a ronda do Qatar de 2014, quando se sagrou Campeão Mundial de Supersport.

A sexta-feira ficou marcada pela chuva, mas o tempo melhorou para sábado e domingo. As corridas foram realizadas a seco.

Michael van der Mark tinha qualificado em 6.º, e depois de uma boa partida na primeira manga, logo na primeira volta chegou a 3.º. Atrás apenas das Kawasaki de Jonathan Rea e Tom Sykes, o holandês esteve sempre na luta. Chegou ao comando na segunda metade da corrida, posição que não largou até ao final, averbando a primeira vitória. Rea e Sykes completaram o pódio, por esta ordem.

«É uma sensação incrível vencer outra vez!», disse van der Mark. «Fiz uma boa partida e rapidamente cheguei à frente. Fiquei atrás do Tom e do Jonathan e tentei segui-los para me afastar de quem vinha atrás, e a dada altura tínhamos uma boa vantagem. O Jonny e o Tom batalhavam, o Jonny cometeu um pequeno eror e quando me aproximei do Tom percebi que ele estava em dificuldades. Vi uma oportunidade para passar e consegui fugir».

Micahel van der Mark estreou-se nas vitórias

Segunda vitória

Partindo da 3.ª linha na segunda manga, Michael van der Mark demorou mais tempo a chegar ao comando da corrida. Desta vez lutou com o seu companheiro de equipa Sam Lowes, que liderou durante algumas, e com Jonathan Rea. Van der Mark assegurou de novo a vitória, e no final Rea seria ainda batido por Ratrapak Razgatlioglu. O piloto turco subiu pela primeira vez ao pódio na sua época de estreia nas superbike. Rea fechou o pódio.

Toprak Razgatlioglu Donington
Toprak Razgatalioglu conseguiu o seu primeiro pódio em SBK

«Foi incrível, uma corrida espectacular!», disse o vencedor. «Dizem que depois da primeira vitória fica mais fácil, mas nunca esperei vencer hoje. Fizemos algumas pequenas alterações na moto, ainda estava a perder nalgumas áreas para os outros pilotos, mas sentia-me bem na R1 e pude puxar ao máximo. As primeiras voltas foram um pouco caóticas. Segui o Alex durante muito tempo, o Jonny passou-me, mantive a calma e usei a cabeça, e no final consegui passá-lo e fugir! Foi incrível ter conseguido a minha primeira vitória, mas fico sem palavras com a minha primeira dupla!»

Rea: objectivo cumprido

Esta foi apenas a segunda ronda da temporada em que Jonathan Rea não venceu pelo menos uma manga. Mesmo assim, terminando sempre à frente dos seus principais rivais, o britânico aumentou a sua vantagem no comando do campeonato. No final queixou-se de alguma agressividade inicial de outros pilotos e também de algum ‘arm pump’ na segunda corrida, mas estava satisfeito: «O objectivo aqui em Donington era terminar o fim-de-semana com mais de 50 pontos de vantagem no campeonato, e superámos isso. Para mim foi um fim-de-semana muito positivo».

Jonathan Rea lídera o campeonato com 64 pontos de vantagem sobre Chaz Davies. O britânico da Ducati caiu na sexta-feira e para além de ter perdido muito tempo, qualificou apenas em 9.º. Foi 8.º na primeira manga e 5.º na segunda.

Com as duas vitórias van der Mark subiu para o 3.º lugar do campeonato, ultrapassando Tom Sykes, que na segunda manga foi 6.º.

Pódio segunda manga Donington
Pódio da segunda manga, com Michael van der Mark, Toprak Razgatlioglu e Jonathan Rea

Supersport: Cortese vence e passa para a liderança

Nas Supersport Jules Cluzel saiu da pole e liderou, mas foi batido por Sandro Cortese. O alemão qualificou em 3.º e desde o primeiro momento ficou na luta pela vitória, que conseguiu depois de superar Cluzel a meio da corrida. O francês teria ainda que lutar pelo 2.º com Raffaele de Rosa, conseguindo terminar à frente do italiano.

Sandro Cortese_ Jules Cluzel Donington
Sandro Cortese bateu Julkes Cluzel

«Foi um fim-de-semana perfeito», disse Cortese. «Desde o início que tinha um bom ritmo. Tive algumas dificuldades na qualificação,mas fizemos algumas alterações ontem para preparar a moto para a luta pela vitória. Esta manhã estava boa e na corrida senti que estava forte e ataquei após as primeiras voltas».

Sandro Cortese passou para o comando do campeonato e Cluzel subiu ao segundo lugar. Randy Krummenacher, o anterior líder, foi 4.º na corrida e desceu para 3.º no campeonato.

Todas as classificações aqui.