Mundial de Superbike e Supersport: listas tomam forma

As listas de inscritos do Mundial de Superbike e Supersport vão tomando forma para a temporada de 2019.

Jordi Torres
Jordi Torres

Se no Mundial de Velocidade é já conhecida a composição da lista de inscritos para a temporada de 2019 das três categorias isso ainda não acontece nas Superbike e Supersport. Decorrem ainda negociações ao longo do Inverno, mas a pouco e pouco as listas vão tomando forma.

A temporada de 2019 traz algumas novidades ao campeonato, como a introdução de uma central electrónica única para todas as motos, três mangas para as Superbike (uma no sábado e duas no domingo, uma delas ‘sprint’)

Recentemente foi anunciada a contratação de Jordi Torres por parte do Team Pedercini. Assim, o piloto espanhol participará na sua quinta temporada de Mundial de Superbike aos comandos de uma Kawasaki ZX-10RR.

Jordi Torres esteve duas temporadas completas em Moto2, em 2013 e 2014 (depois de ter participado nos dois anos anteriores em alguns grandes prémios e de ter conquistado dois títulos espanhóis da categoria) e em 2015 rumou ao Mundial de SBK, onde pilotou primeiro uma Aprilia, depois uma BMW e este ano esteve aos comandos da MV Agusta F4. O piloto espanhol não concluiu a temporada, já que foi recrutado para a Avintia Racing em MotoGP para substituir o lesionado Tito Rabat. Em 99 corridas realizadas no Mundial de SBK, Torres venceu uma vez e conquistou um total de 4 pódios.

Novidades nas Supersport

Nas Supersport também há novidades, com Lucas Mahias a assinar pela Puccetti Racing Team. O campeão do Mundo de Supersport de 2017 e vice-campeão em 2018 estará aos comandos de uma Kawasaki ZX-6R, na tentativa de reconquistar o título.

Ainda em Supersport, Federico Caricasulo troca a Yamaha da GRT Yamaha Official WorldSSP Team pela da Yamaha Bardhal Evan Bros. WorldSSP. Para o piloto italiano será a quarta temporada no Mundial de Supersport, onde terminou em quinto em 2017 e 2018.

A GRT Yamaha Official WorldSSP Team terá em 2019 uma formação totalmente francesa, ao garantir os serviços de Jules Cluzel e Corentin Perolari aos comandos das Yamaha YZF-R6. Se para Perolari é apenas a sua segunda temporada (e primeira completa), para Cluzel será a sétima. Em sete temporadas, Cluzel nunca terminou o ano fora dos quatro primeiros, tendo sido três vezes vice-campeão.

Um dos rookies da temporada de 2019 em Supersport será Glenn van Straalen. O holandês de 18 anos de idade esteve nos últimos dois anos no Mundial de Supersport 300 (19.º e 9.º, respectivamente), e em 2019. Depois de duas corridas realizadas este ano no final da temporada (Argentina e Qatar) nas Supersport (na sequência da suspensão de Anthony West por questões de dopping), a EAB Racing Team decidiu promover o jovem holandês.